segunda-feira, 20 de maio de 2024

Episódio 109- Sensibilidade de Viver:Adendos Finais

 

-Filha, eu vou te mudar de escola! Não dá para ficar onde a gente não é benvinda !

-Eu já estava pensando até em parar de estudar, mamãe...

-Mas de jeito nenhum, Rina-san !

Eu vou achar outra escola legal para você !

-Obrigada, mamãe...

Mas falar era fácil, fazer se tornou uma missão enlouquecedora !

Dez escolas diferentes, e todas recusavam Eina q uando sabiam que ela era Autista.

Dpois do terceiro dia de tentativas frustradas, Lune ficou pensativa:

“- Estou chegando       ‘a conclusão que não vale a pena revelar que Rina-chan é Autista. Eu tenho de matriculá-la  escondendo o Autismo dela, o preconceito é tão grande que já é um Estigma Social contra ela!”

No quarto dia, quando já ia sair para procurar mais escolas, recebeu uma ligação de sua velha amiga Sasami:

-Lune-san, tudo bem?

-Nem tanto, Sasami-san;;;

-O que aconteceu?

Lune contou os últimos acontecimentos com sua filha.

-Posso ir aí te visitar agora?

-Huum, pode...

-Onde você está morando?

-Na antiga casa que sempre foi dos meus pais.

-Estou a caminho !

Dali vinte minutos, uma SUV Nissan parou na porta e a campainha tocou.

Tohru, com Onna no ombro, atendeu a porta e levou Sasami para a sala.

Ela encontrou Lune e Rina sentadas no sofá da sala,com os gatos Sartre e Simone nos seus colos.

Os felinos, porém, se assustaram com a visita e correram a se esconder.

Lune recebeu efusivamente Sasami.

-Olha, como a Rina -chan cresceu, e está lindinha ! E a Onna-chan então, está a sua cara ! E cadê o Takeo-san?

-Está trabalhando.Eu estou em casa por que estou de licença para fazer minha tese de mestrado.Muito obrigada pelos seus elogios ás minhas filhas!

-Que legal, Lune-san ! Então, olha, eu acho que tenho a solução para vocês !

-Sou toda ouvidos, amiga.

-Tem uma amiga da minha mãe, eu, como você é mãe de Autista.Ela é dono de uma escola particular...

-Acho que já sei onde você quer chegar. É uma escola exclusiva para Autistas?

-Não.Tem Autistas e Não-Autistas estudando juntos.Ela tem um coordenador pedagógico que teve formação na Visão Positiva do Autismo, e que lida com Autistas de maneira bem diferente da que os psiquiatras recomendam.Ele também é Autista. É a escola com mais Autistas matriculados junto com Não-Autistas do Japão, cerca de um terço dos alunos lá são Autistas !

-Huum, interessante, Sasami-san.Quer ir comigo lá para tentarmos matricular a Rina ?

-Eu topo !

-Então vem comigo !

Tohru, nós vamos sair, tome conta da Onna-chan direitinho !

 

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário