domingo, 25 de setembro de 2022

Episódio 96:-Sensibilidade de Viver:Adendos Finais !

 

Lune esperou Takeo sair para conversar com Rina. , naquela manhã.

Desjejum terminado, ela chamou a filha para o escritório da Biblioteca, e a menina já sabia do eu se trataria.

Portas da Bibliotca devidamente fechadas, Lune estava pronta a iniciar a bronca.

Ela estava sentada na poltrona Capitonée de couro e espaldar alto, e Rina se deitou no divã igualmente no estilo capitonée de couro, virada para a mãe.

-Eu já sei tudo o que a senhora vai me dizer...

-ótimo, filha assim me poupas de muita verborragia.Assim , aproveitando que você já está deitada e confortável, antes de tudo te contarei uma historinha. Uma vez, Kant disse: “-Uma mentira, mesmo que inócua, é uma violação da própria dignidade.”..,

-Em que, para quem eu menti, no episódio com a Rena-chan?

-A questão aqui não é mentir, mas sim, Dignidade. Você sabe definir Dignidade?

-Sei lá..

Respondeu Rina, aborrecida.

-Bom, mas Kant sabia. a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, não é passível de ser substituído por um equivalente. Ou seja, a Dignidade é o que nos é mais precioso, por que insubstituível;nossa imagem perante nós mesmas e a Sociedade.E Dignidade tem muito a ver com ego , auto etima, autoconfiança também.O que você fez com a Rena-chan foi destruir a Dignidade dela.E isto é muito grave, filha!

-Mas ela também destruiu minha dignidade ! Ela me humilhou  na frente de todo mundo ! E a senhora fica dando razão a ela ao invés de sua própria filha !

Eee, chantagem emocional, não, queridinha, não é por aí! O que a Rena-chan foi muito errado sim, ela agiu com preconceito, mas você também errou na sua reação com ela...

-Queria o quê, mamãe, que eu tivesse ficado calada? Deixasse ela me humilhar impunemente? Vai dizer que se alguém fizesse isto com a senhora, a senhora não teria reagido do mesmo jeito?

Quando eu tive sua idade, filha, eu era inexperiente e imatura como você. Provávelmente teria reagido com um tapa na cara ou bolsada...rsss...mas naquela época não existia a tecnologia de hoje em dia, para fazer estas coisas que você fez também. Entretanto, este não é o ponto. Seu erro não está na sua reação, mas na medida dela. A língua inglesa chama isto de overreacting- reação desmedida em relação ao fato que a causou. Claro que entendo suas razões, mas não justificam.Os meios justificam os fins ou os fins justificam os meios? Não, filha, nem um nem outro...

- Ok, mas qual teria sido a reação correta, na medida certa?

-Filha, para você, na hora , pareceu a reação correta, na medida certa, não? Por que você estava sob a dominância do seu ego, da sua auto estima e auto confiança abaladas, sua imagem perante as pessoas  sendo erodida. Mas, filha, eu não sou você para  saber a medida certa, nem qual reação. Recorro de novo o Kant: “Se a Providência quisesse que fôssemos felizes, não nos teria dado a Inteligência”.

-O que tem a ver com o que aconteceu, mãe?

-Bom, a citação em si daria margem para muitas interpretações, mas uma delas, que acho que se aplica aqui, é o uso de nossa inteligência, e, diante de certas situações , não se deixar levar pelo calor das emoções,ou seja, Disciplina...

 

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário