terça-feira, 14 de setembro de 2021

Episódio 80-Sensibilidade de Viver:Adendos Finais !


-Mas não seria melhor leva-las a um psiquiatra, neuropediatra ou coisa parecida?

-Para eles encherem minhas filhas de remédios psiquiátricos e terapias behaviouristas tipo ABA, Floortime, etc?De jeito nenhum !Este métodos são métodos de adestramento de Autistas, não muito diferentes dos adestramentos de cães e macacos. Não mesmo!

-E o diagnóstico delas?

-Tohru, eu tenho desprezo por diagnóstico. Isto é  apenas um pedaço de papel timbrado, assinado por um doutor. Não define o que eu sou, o que meu marido é, o que minhas filhas são. Por mim, quanto mais tarde tiverem o diagnóstico, melhor, se bobear, não o terão a vida inteira, só se elas quiserem, e não por pressão da sociedade, mas por atitudes espontâneas delas.

-E os direitos delas? Como elas vão ser consideradas deficientes para poderem receber os direitos delas?

-Você acha justo que as pessoas tenham de se dizer deficientes para poderem receber seus direitos, não sendo? Em que eu, meu marido e minha fila somos deficientes? Não contribuímos com a Sociedade, não levamos vidas naturais, sadias?

-Não acho que seja questão de ser justo ou não, Lune-sama,é lei...

-Estas leis foram escritas por Autistas?

-Não, claro que não?

-Porque você acha que “claro que não”? Acha que não somos capazes? Não teríamos capacidade para representar e defender nossos próprios interesses? Ou acha que só Não-Autistas tem direito exclusivo de escrever leis, ou participar da elaboração delas, com direito a voto com o mesmo peso dos demais?

-Não, é que...vocês são pacientes e...

-Ah, então você nos acha doentes?

-Não , é que vocês são tão normais que nem parecem Autistas e...

-Aaaah, entendi, seu argumento são os estereótipos e os Estigmas sociais contra o Autismo, mesmo achando que somos capazes...

Tohru, estava ficando sem argumentos, e uma pontinha de desespero já era notado em sua voz.

-É que os doutores dizem...e eu acredito neles...

-Tohru-san, isto é a chamada “Falácia do Magister Dixit”. É  quando se acredita numa autoridade só porque ela é uma autoridade, e por ela ser uma autoridade, presume-se que ela esteja sempre certa. Mas muitas vezes, as autoridades estão erradas, falam coisas erradas, para beneficiar seus próprios interesses, são corruptas e tem um viés que as desvia da verdade. Médicos psiquiatras, por exemplo, sempre vão dizer que Autismo seja doença, mesmo sabendo que nãoé, por que se disserem a verdade, se disserem que não é, eles perderão clientes lucrativos, e perderão as propinas que recebem da indústria farmacêutica para receitar remédios.

Ah, Lune-sama, eu desisto, fiquem com seus comportamentos esquisitos, não sei mais o que falar...

-São comportamentos esquisitos ou são comportamentos não convencionados e padronizados pela Sociedade?

Tohru viu que não adiantava. Lune era inteligente demais para que ela pudesse concorrer com ela e vencê-la em um debate. Ficou com raiva, mas por Lune ser sua patroa, desistiu de expressar o xingamento que tinha na cabeça , por medo de perder seu precioso emprego e voltou a seus afazeres.

Ademais ela sabia que se ela respondesse, o debate se alongaria imensamente, e ela tinha muito trabalho a fazer.

Enquanto Tohru se concentrava em ajudar Rina comas tarefas da escola, Lune recebeu um telefonema:

-Alô, quem é?

-Oieeeeeê !

Lune conhecia aquela voz...

-Maki-san !E aí tudo bem?

-Tudo bem, Lune-san ! Então, eu estou de férias da Polícia, e queria ir aí neste fim de semana!

-Huum,deveria ter me avisado com mais antecedência,o fim de semana é depois de amanhã, Maki-san !

-Aaaaaaai, que vergonhaaaaaa! Desculpe, desculpe, desculpe !

-Também não é para tanto, Maki-san, tudo bem, pode vir sim!

-Obrigada, Lune-san, e u te adoro !

-E aí,não vai contar suas novidades, Maki-san?

 

(Por Continuar)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário