segunda-feira, 3 de julho de 2023

Episiodio 106- Sensibilidade de Viver : Adendos Finais

 

 

 

-Autismo não tem graus, nem níveis, o conceito de “espectro do Autismo”está ultrapassado e é pré-histórico, e já deveria ter caído em desuso. O real, o atual, o moderno é o conceito de Diversidade Autística, que diz: “Nós Autistas , somos muito diferentes entre nós, mas sem graus, níveis ou classificações...

Lune sabia que o sufixo “-chan” só era usado para crianças, e que sua mãe não a chamava assim desde quando se tornou adulta.E que portanto, a intenção da mãe, ao usar tal sufixo, era o de humilhá-la na frente das filhas.

Mas estas estavam firmes ao lado e do lado de Lune, e a apoiavam sempre.

No fim, a resposta de Lune surtiu efeito:

-Chega ! Agora chega! Eu vou empora !       Humihada pela minha própria filha ingrata e minhas netas ! Eu não merecia isto nesta idade !

Lune já estava acostumada ‘a mãe dela se fazer de vítima e fazer chantagens emocionais, mas sabia que ela estava muito magoada com ela e Rina.

Porém, ela também estava magoada com a mãe, mas não sentia remorsos ou culpa-sabia que fizeram o certo e que reagira da maneira correta. Não poderia deixar Momiji abusar de sua autoridade e tentar manipulá-las.

Ela e a mãe sempre tiveram atritos pelo conservadorismo, o autoritarismo e pela neurose da mãe- e por outro lado, fazia parte da Natureza de Ser de Lune ser rebelde, subversiva e teimar em suas próprias opiniões, não aceitando, portanto, autoritarismo de ninguém.

Uma das razões por que ela e Takeo se dava tão bem era justamente ele não ser autoritário, prepotente e fazer todas as vontades dela e das filhas. Ele não sabia, nem queria saber ou aprender, a dizer NÃO a elas.E era isto justamente o que atraía nele a ela !

Momiji se levantou, nervosa, saiu pela porta da sala e, sem se despedir, foi embora.

Dentro do carro, foi embora aos prantos.

Na casa de Lune, nada de choro ou tristeza. As filhas comemoravam a derrota da avó, principalmente Rina, agora sorrindo de orelha a orelha, se sentindo vingada.

Porém, nem tudo seriam flores, nem para aquela família, nem para o Japão, ou mesmo para o Mundo:

A Covid 19 estava chegando, e um período de recolhimento e isolamento social estava chegando, e não estaria para brincadeiras !

Por ora, no entant0o, os gatos Sartre e Simone apareceram para amenizar o clima, que ficou mais leve e alegre.

Não havia quem não sorrisse nem não se acalmasse ao acariciar o dengoso casal de gatos da família !

 

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário