segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Escolha muito bem sua editora !


Muitos escritores novatos ou até experientes , mas ainda desconhecidos do grande público, tem o sonho (justo) de verem seus livros publicados e acham que eles e seus livros serão valorizados e receberão atenção da editora com a qual assinarão contrato , e acreditam que seus livros ganharão as livrarias e que receberão pontualmente eus direitos autorais, receberão extratos sinceros mostrando a real e verdadeira situação de suas vendas e seus ganhos.Acreditam até que a editora investirá em divulgação, propaganda para seus livros nos jornais, revistas e televisão!
Só que sonho é uma coisa, a Realidade é bem outra!
Não bastasse ser super difícil conseguir ser publicado, quando se consegue, muitas vezes a realização deste sonho pode ser uma grande decepção e um sentimento de grande desilusão, frustração e desapontamento pode lhe percorrer a alma e o coração:
Primeiro, tem editora por aí que nem te manda contrato para assinar, e umas inclusive só vc assina e ela não.
Depois, em muitos casos, após o lançamento, a atenção da editora some completamente para vc.Ela já está dando atenção ao próximo autor e vc ficou no passado dela.
Não, na maioria dos casos elas não investirão em propaganda e divulgação do seu livro, quando muito farão propaganda do seu livro nas redes sociais e olhe lá. As outras mídias, nem autores de best selllers conseguem, imagine quem ainda não é conhecido...
E não, elas não te ajudarão a ir para o programa do Jô Soares, não o indicarão para um(a) resenhista famosa de jornal de grande circulação, não pagará matéria paga para seu livro, nem mostrará seu livro para aquele crítico famoso dos seus sonhos.
Já o acesso 'as grandes redes de livrarias é dificílhimo: as estantes destas livrarias são loteadas do modo mais corrupto possível, na base da propina mesmo, e de valor altíssimo.Só as grandes editoras,aquelas gigantes mesmo, aquelas em que vc desconhecido ou recém iniciado talvez nunca conseguira entrar, pois não faz parte das panelinhas corruptas delas.Aliás até boa parte das editoras menores tem suas panelinhas de autores a que dão privilégios.Não entrou para a panelinha, dançou...
Não que as grandes redes não peguem produção independente ou autores desconhecidos: elas até podem pegar, mas cobrarão uma taxa de 85% do valor de capa por exemplar, ou seja, totalmente inviável , e isto se elas pegarem.
Qto ao pagamento de direitos autorais, nem todas pagam direitinho. Algumas simplesmente não pagam nada, outras pagam uma vez e depois nunca mais, outras mentem por anos que seu livro está encalhado e não vende de jeito nenhum e vão vendendo e lucrando 'as suas custas e te enganando e quando vc vai ver, o livro esgotou e vc não recebeu um tostão.Claro que existem editoras honestas, que não falam que o livro vendeu menos do que realmente vendeu para ficarem com a diferença,e que pagam direitinho, mas recomendo que entrem em contato com outros autores das editoras para onde vc manda seus livros para conferir se elas realmente estão pagando certinho, sem enganações.Se queixas forem constatadas, de enganações, falta de pagamentos, etc, procure outra, não entre em fria !
Por fim , a questão da distribuição: nem todas as editoras vão distribuir seu livro em redes de livrarias, sejam reais ou virtuais. E nem toda que distribuir seu livro vai repor os estoques de seu livro nas livrarias, nem reimprimir seu livro , fazendo uma nova tiragem, quando ele se esgotar, mesmo que trabalhe com impressão por demanda. Algumas vão deixar seu livro fora das livrarias reais ou virtuais e te deixar na mão sem pontos de vendas por meses ou mesmo anos a fio, vão sumir, desaparecer e não responderão emails nem telefonemas, nem vão te receber no escritório delas, mandando a secretária dizer que a pessoa responsável não está ou viajando(e na realidade esta pessoa estará do outro lado da parede trabalhando) e nunca haverá previsão de quando esta pessoa vai voltar e seus recados nunca serão transmitidos, pois a secretária não está nem aí para autores desconhecidos. Aí vc vai querer tirar seu livro de lá e novamente a editora some e poda qualquer maneira de vc contactá-la, tornando impossível ela te dar o distrato para que vc possa transferir seu livro para outra editora, te deixando eternamente no prejuízo, e aí vc será completamente esquecido(a) por seus clientes.
Então, selecione muito bem muito bem a editora pela qual vc quiser publicar seu livro. As editoras seleciona seus autores a serem publicados, então pq vc não poderia selecionar as editoras pelas quais você quer publicar?Afinal, existem mais de 400 delas no mercado !
E caso vc seja enganado, por favor comunique o fato a seus colegas escritores, assim podemos conceber uma lista negra de editoras desonestas que os escritores devem evitar mandar seus originais.E poderemos mandar só para as honestas, que nos paguem direitinho e não nos deixem na mão sem pontos de vendas para nossos livros.
Lembre-se de que, entre um autor que pagou para editar e um apadrinhado, que entrou de graça, o primeiro sempre será preferido e o segundo preterido em várias editoras que trabalham com ambos os tipos de autor ao mesmo tempo.
Recomendo também que tenha um(a) Agente Literário(a): ele/ela é quem tentará a divulgação para vc, tentará contato com produção de programas de TV, críticos, resenhistas, etc para vc, e cuidará de seus assuntos literários em geral,inclusive divulgação.
Outra opção(para quem tiver condições para isto) é abrir sua própria editora por sua própria conta e risco. No fim, é você, autor(a) quem decide tudo !Olho aberto, pessoal !

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário