quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Formato folhetim e as técnicas nele envolvidas


As novelas de televisão que você assiste hoje em dia na sua casa, tiveram uma origem literária. São os folhetins, formato que apareceu na Itália, nos idos do Século XVIII, sendo que um dos primeiro e mais famosos foi a história de Pinóquio (Pinocchio, em italiano). Os folhetins são um gênero muito pouco usado na literatura hoje em dia, estando mais associado 'a roteiros de novelas para rádio e televisão.
Mas , como escrever folhetins? Folhetins são novelas?
Bom, não exatamente, mas para escrever um folhetim, é necessário que o texto seja no estilo novela.
Antes de mais nada, é preciso explicar o que é o gênero literário novela e sua diferença para o romance.
Ambos são gêneros de textos bastante longos, com histórias duradouras.Onde se diferenciam é que o romance tem apenas um núcleo de ação,ou palco, onde um grupo de personagens atuam. Já na novela, você tem vários núcleos de ação ,cada um com um grupo de personagens, ao mesmo tempo, onde a ação pode ser simultãnea entre os grupos, ou estes podem interagir entre si,tornando a narração mais complexa, e exigindo recursos estilisticos como o "enquanto isto, em tal lugar" .É importante que os personagens estejam todos interligados por uma rede de relações entre si, e onde a ação de um em um grupo vá ter consequencias no outro grupo, e fica-se livre para se misturar personagens de diversos núcleos nos mais diversos tipos de relacionamento.
A novela valoriza mais os diálogos que a ação propriamente dita, e muito da ação ocorre justamente nos diálogos.
Falando agora específicamente de folhetins: Os capítulos devem ser curtos e abranger um tempo cronológico curto, e cada capítulo deve ter um gancho para o próximo, adiando-se decisões e resultados para criar expectativa e motivando o (a) leitor (a) a ir ao próximo capítulo para saber o que vai acontecer. Então, situações complexas, intrigas e revelações são elementos importantes nas novelas.Por isto é importante que cada capítulo tenha sua ação interrompida justamente antes do desfecho, que fica para o próximo.Outro recurso interessante é colocar no final de cada capítulo perguntas que instiguem o leitor e coloquem dúvidas na cabeça dele, assim a expectativa pelo que acontecerá será ainda maior, mas, claro, lembrando sempre de não dar pistas fáceis de adivinhar.Um exemplo de folhetim é a minha novela "O Espelho da Verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário