quinta-feira, 25 de abril de 2019

Episódio 91- Sensibilidade de Viver: Gestação !




Após voltar da consulta, Lune resolveu telefonar para a mãe dela e explicou o que ouviu da médica:
-Então, mãe,eu não acho que ela tenha base alguma para achar que minha gestação será prematura!Ela não me convenceu, me pareceram apenas meras especulações...
-Filha, se você realmente achasse que fossem meras especulações sem base, você não estaria me contando tudo isto e buscando uma confirmação minha, um apoio.Olha, você precisa confiar mais na intuição da médica  em relação ‘a sua gravidez, afinal, ela é experiente, já acompanhou muitas gestações e muitos partos na vida,e ela é mulher como nós.Se ela pressente , e diz a você, médicas não dizem uma coisa destas do nada, sem base.Esta intuição não lhe vem a toa, do nada, vem da experiência de vida.E da experiência profissional. Ela , como profissional, tem a obrigação de ser responsável e ética, afinal, ela como mulher, sabe o quanto uma informação destas mexe com a cabeça da gestante.Se ela tem esta intuição tão forte, então eu penso que você, e toda a família também, devem se preparar psicologicamente para um parto prematuro.E se quer saber, filha, eu também tenho esta intuição ‘a respeito de sua gestação!
-Mas,como , mãe?Como vou me preparar psicologicamente para um parto prematuro?
-Filha, olha, você nasceu prematura. De sete meses e meio. A Ruri não, o seu irmão, não. Mas eu pressenti em mim que você iria nascer antes da hora e não tive o mesmo pressentimento em relação a seus irmãos.Quando eu falo em se preparar psicologicamente, filha, falo em encarar, enfrentar e aceitar uma situação que será dolorosa, doída, mas será provisória e passará.
-Como assim, mãe?
-Filha, bebês prematuros, ao nascer, não vão diretamente aos braços da mãe. Vão para uma incubadora e ficam lá direto até o fim do tempo da gestação normal, e só então recebe a criança em seus braços, e geralmente pequenininha, menor o que outras crianças nascidas de parto no tempo de gestação normal. Sua irmã, por exemplo, nasceu enorme, muito maior do que você, e só ficou com estatura menor que a sua por que puxou pelo pai baixinho, ao invés da mãe alta que sou.Você puxou mais para a minha altura, mas seu desenvolvimento foi prejudicado pela gestação com parto prematuro. Mas o mais importante, que eu quero te chamar mais a atenção, e que por isto falei em preparo psicológico, é a questão da criança ficar na incubadora logo de cara, pois seu sistema imunológico ainda não está maduro, desenvolvido e ela precisa ficar na incubadora, isolada, para sua própria proteção, e ainda assim, passa porinfecções e doenças. Você mesma quase morreu por duas vezes, teve várias infecções graves.Claro, as incubadoras estão muito mais modernas hoje em dia, mas ainda assim, é um período crítico. Mas, e aí vem o cerne da questão de se preparar psicologicamente, o pior mesmo é o aspecto psicológico da mãe.Toda mãe sonha em ter sua criança nos braços logo após o parto.É natural isto, é a espectiva que todas temos. Mas filha, quando o parto termina, e a gente vê aquele toquinho de gente que nasceu de nós e que carregamos por tanto tempo, ser tirado e nós e não vir para nossos braços e ser colocado dentro de uma incubadora, isolada de nós, sem que possamos ter contato físico com ele, e ainda, ficar sem ver aquela criancinha tão delicada por dias, semanas,ah, filha, é como se arrancassem nosso coração a fórceps! E não poder amamentar diretamente então? Ai, Filha, como dói, é uma desilusão tão forte, arrebenta nossos sonhos, nossas expectativas mais queridas, acalentadas...ai...nem gosto de lembrar...É como se nos arrancassem a alma, um pedaço querido de nós!Claro, você, que nunca passou por isto, é muito difícil entender a dimensão desta dor, só mesmo passando por ela para entender o que significa isto para uma mãe e mulher!Mas, claro, quando voc~e passar por isto, você entenderá perfeitamente isto.Se vai aceitar, é outro papo.Nem todas aceitam. Muitas, eu inclusive, entram numa depressão pós parto seríssima, nem te falo o quanto seu pai sofreu para me apoiar e não me deixar desistir de você, foi muito pesado, muito duro mesmo, você não tem nem idéia, filha...eu, olha, eu realmente sinto muito por você provavelmente ter de passar pelo que passei, mas...filha...
A voz de Momiji ficou embargada, enquanto as lágrimas roavam de seus olhos, mas valentemente ela continuou:
-Filha, eu quero que saiba que estarei a seu lado, em todos os momentos, segurando sua mão, seu coração e te dando forças, e seu pai também !Nós te amamos muito e amamos e amaremos muito a Rina-chan também;Você vai sempre poder contar com a gente, especialmente numa hora tão difícil, e tenho a certeza de que seu marido também vai lhe apoiar muito e sofrer junto com você. Filha, desculpe eu ser tão dura, tão realista, mas épreciso que você entenda e aceite: o parto prematuro e o período na incubadora , são períodos críticos, e a chance da sua filha, minha neta, falecer durante estas fases existe, e não é pequena.Claro, hoje dispomos de uma tecnologia muito mais eficiente e moderna do que quando você nasceu, no final dos anos oitenta, mas ainda assim, é um perigo que não deve ser descartado. Mas você sobreviveu, Takeo-san, que também nasceu de parto prematuro, pelo que a Motoko-san me contou, também sobreviveu, e se Buda nos abençoar, Rina-chan vai sobreviver também, então, não fiques triste, resista e fique firme, todo mundo vai estar te apoiando!Eu tenho certeza... certeza de que você aguenta, vai valer a pena !
Seguiu-se o silêncio. De cada um dos lados da linha, mãe e filha choravam convulsivamente ao mesmo tempo...
Aquele fora uma verdadeira catarata de água gelada bem no coração de Lune.
E Momiji, por sua vez, temia pela filha e pela neta, pois como Lune era Autista, ficava no coração de mãe de Momiji uma triste e pesada incerteza, de se a filha iria aguentar o baque psicológico ou não, e também, por lembrar de sua própria experi~encia traumática com a gestação de Lune. Na verdade, Momiji disse ter certeza de que Lune aguentaria o baque, apenas para incentivá-la e tentar confortá-la.Intimamente, ela não tinha a menor certeza disto, e isto lhe doía fortemente no coração.

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário