sábado, 11 de julho de 2020

Episódio 4´- (Minissérie)- O Enigma de Bertrand


Episódio 4


Ele, desconfiado, abriu a gaveta. D efato, haviam papéis ali, que pareciam muito antigos.
Ele começou a ler, e ficou assombrado:
-Mas é o que estou vivendo hoje ! Aqui tem você, a morta, a descrição do ambiente, o que aconteceu, tudo !Não, não é possível, não posso ter escrito isto !
-E não escreveu mesmo, papai.
-Como não escrevi, se você me disse que eu que escrevi?
-Depende de qual lado você está. Aliás, tudo depende de qual lado você está, papai...
-Ainda não consegui entender o sentido de sua pergunta, filha...
A menina abriu um sorriso:
-Chamastes a mim de filha ! Estou muito feliz ! Já é um progresso !
-Como assim?
-Estás me aceitando e aceitando a ti mesmo também. Isto o ajudará no futuro a se decidir de qual lado você está...
-Ou seja, ficando louco, devo ter virado esquizofr~enico...ou eu sempre fui e não sabia?
-Depende, como sempre, do lado em que você está...são e louco são dois lados que se misturam, consegue definir o que os separam?
-Se se misturam, não são mais dois lados...
- Não há uma só existência para nenhum dos lados, eles podem existir inexistindo, e inexistir existindo...ao mesmo tempo !
-Mas isto é loucura, não faz sentido !
-E por que tudo precisa fazer sentido?Por que a falta de sentido é associada ‘a loucura, se a sanidade por vezes, dependendo do lado, não faz sentido tampouco?
-Isto tudo é insano, insano, deste jeito eu não vou aguentar, é muito para mim !
-O que vives aqui é real, e faz-lhe algum sentido?
-Como uma ilusão pode me dizer que ela é real?
-Se sou uma ilusão ou se você é minha ilusão, ou ainda se somos a ilusão da menina morta, é tudo questão de em qual lado nós estamos...
-Espere aí, dizem que fantasmas não tem reflexo nos espelhos, preciso tirar esta dúvida !
Ele foi defronte ao espelho do seu quarto.
Apareceu a imagem da menina que lhe falava- e da morta, mas não apareceu sua irmagem !
Em desespero, ele começou a dar pulinhos e arrancar os próprios cabelos!
-Não é possível, não é possível, então estou morto e não sabia !
Olhou no espelho outra vez. Agora apreceu apenas sua imagem.
Depois olhou de novo. Só apareceu a imagem da menina que lhe falava. Olhou uma terceira vez e apareceu só a morta. E na quarta vez, apareceu a imagem dos três !
-Como eu poderia ser um fantasma, se eu nem sequer morri? Muito menos aqui?A morta até poderia ser, mas eu...
-Você está querendo me enlouquecer, não pode ser...
-Você não quer ler como terminam seus escritos?
-Não, não, é temerário demais !
-Ah, papai, deixe de ser medroso...
A menina pegou os papéis em suas mãos e entregou a ele, e os foi virando.
-Viu?
-Mas os escritos terminam  comigo os lendo, depois só tem folhas em branco...
-Por que você ainda os escreverá...olhe de novo os papéis, papai...
Ele olhou. Os papeís ainda estavam quentes da mão dela e exalavam o perfume dela.
-Mas agora são só folhas em branco...
-É por que o senhor nunca escreveu nada neles, onde está o que e escrevestes, senão nos papéis?
Bertrand olhou para suas mãos, Não havia mais papel algum ali, nem nas mãos dele, nem dela, nem na gaveta, em lugar algum.
-Sim, sim, papai, não os encontrou por que estes papéis nunca existiram. Está tedioso ficar respondendo suas questões, sabia?
Agora é que Bertrand não sabia mais se estava vivo, morto , sonhando, dormindo, se estava na realidade ou se estava tendo delírios. A única questão  era o que ele fazia ali, afinal.
-Como sempre digo, papai. O porquê também depende de qual lado você está e só quando você responder esta questão, você saberá todas as respostas...
Agora, bom, tirem suas próprias conclusões, leitores e leitoras....
-

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário