quinta-feira, 2 de julho de 2020

Episódio 41- Sensibilidade de Viver:Adendos Finais


-É que Simone de Beauvoir associava   a consciência do  feminismo com a maturidade psicológica, vó !
Respondeu Lune.
-Minha querida netinha, neste caso então sou mais psicologicamente imatura que você ! Concorda com esta acepção?
Lune percebeu que sua abordagem dava margens a interpretações indesejadas por ela, e que então, teria de mudar de tática- sua avó era muito mais inteligente do que ela pensava! Como pôde ela subestimá-la por tanto tempo?
-Obaba, a senhora está interpretando ao pé da letra...o que dela diz é coerente com o que ela defende, de que a consciência de classe na forma do feminismo, é uma forma de maturidade, mas em nenhum momento ela diz que seja a única forma de maturidade que exista...
-Lune-san, se ela diz que a mulher não nasce mulher, se torna mulher, insinuando que enquanto não tem consciência de classe ainda é psicologicamente menina, e que só se torna mulher ao adquirir consciência de classe, então ela está afirmando que seja a única forma de maturidade possível...
Agora Lune ficou aturdida ! Asuka era bem mais esperta do que ela pensava e estava usando os próprios argumentos de Lune contra ela !
Mas Lune era teimosa e tinha um ego enorme, e não iria dar o braço a torcer !
Foi então que Takeo apareceu:
-Estava ouvindo a conversa de vocês, posso opinar também?
-Não ! Esta é uma conversa só de mulheres !
Takeo ,sentindo-se rejeitado pegou um dos gatos que brincavam na cozinha e foi para a sala brincar com a filha Rina.
Lune então voltou a se concentrar.
-Como diz a peça de Pirandello, não existe uma verdade absoluta, só a verdade relativa de cada uma. Esta é a acepção dela de maturidade, não é a única sobre este tema que existe, cada uma vê a maturidade de sua própria forma, conforme sua psique.
-Então a acepção dela está errada, netinha?
-Não, vó, é só diferente, é a diversidade de percepções de mundos...
-Esta é a sua resposta definitiva?
Lune pensou bem. Aquela estratégia , de apelar ao relativismo, não estava dando certo, mais uma vez.
-Não, senhora. A maturidade a que Simone se refere nesta menção tão famosa, é metafórica, simbólica, não se refere ‘ a maturidade física, nem ‘a maturidade cronológica, de vivência, e sim, da maturidade do pensar, no sentido filosófico!
-Então ela estava certa?
-Sim, Obaba !
-Muito bem, netinha, você me convenceu. Eu nunca li sobre ela, mas agora a entendi direitinho !
Lune suspirou aliviada!
-Você vai então visitar a Futaba-san?
-Vou sim, vó ! Vou me arrumar agora, com licença !
-Vai lá, eu tomo conta da casa aqui !
Lune foi para a sala e disse:
-Takeo-kun, vá arrumar a Rina-chan para mim, que vou visitar a Tia Futaba!
-Tudo bem, querida ! Quer que eu me arrume também?
-Não, hoje vou sozinha, só eu e a Rina-san.
-Tudo bem então. Vamos, Rina-san, tmar banhinho para você ir ver a Titia?
-Não, eu quero brincar  com a Simone...
-A Simone já está brincando com o Sartre, querida, eles são gatos eles se entendem...filha, não tenta amarrar os bigodes da Simone, ela vai te morder!Deixa a gata em paz....
-Mas ela vai ficar bonitinha, papai !
-Filha, vai lá com o papai, vai, depois você brinca com o sgatos, por favor, vai...

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário