terça-feira, 7 de junho de 2016

Capítulo 31:Minissérie:Adora-Alguém como você


 
-Damian, eu gostaria que você por favor explicasse com mais detalhes seu raciocínio, por favor.
-Para esperarmos uma atitude ou uma resposta de alguém, é preciso que nós a possamos prever. Se tal resposta for impossível de prever, só pode ser impossível de se esperar. Só podemos esperar o que já previmos. Afinal, se previmos, planejamos, e algo que não se espera é algo que não fora planejado, e se não foi planejado, como pode ser esperado?
-Bastante lógico , Damian, mas a surpresa, por exemplo, não pode ser planejada nem prevista por quem a recebe, somente por quem a causa.
-A Surpresa de fato é um ato planejado, com uma reação de susto prevista e esperada. Se a pessoa que receber a surpresa, porém não se assustar, e ficar brava, esta será uma reação inesperada.
-Não seria também imprevisível, Damian?
-Não. Quem planeja a Surpresa precisa contar com a possibilidade de a outra pessoa ter outras reações diversas da planejada para ela ter. Não é impossível que ocorra uma situação de resposta  diferente de um susto, então precisamos contar com a possibilidade dela ocorrer também.
-Mas, Damian, o susto seria de longe a reação com maiores chances de acontecer, as outras possibilidades são ínfimas, por que seriam levadas em conta?
-Esta é a diferença entre o meu tipo de raciocínio e o seu. Eu já penso que não é por que uma reação é a mais esperada, que as demais devem ser desprezadas como ínfimas e não devem entrar no planejamento. Para mim, todas as possibilidades tem possibilidade de ocorrer, e se tiver um por cento de chance, pode acontecer, então tudo deve ser contabilizado e se contar com todas as respostas possíveis, e todas elas devem entrar no planejamento, sem exceção. Assim, nunca se será pego de surpresa e se estará preparado para todas as situações possíveis !
-Ah, Damian, mas aí perde a graça...qual a graça da vida sem surpresas? Se tudo ficar previsível e planejável, não fica um negócio chato?
-Mais uma diferença entre nossos raciocínios e lógicas. Eu vejo uma grande harmonia e beleza no Planejamento Absoluto, que você não consegue enxergar. É como uma sinfonia, uma arte musical em que tudo é planejado, previsto, arquitetado, construído como um sistema autocontido, que funciona harmonicamente, numa cadeia de reações e ações perfeitas, e o resultado é majestoso e belo, influindo inclusive no emocional, é um exemplo onde o perfeitamente racional pode levar ao êxtase emocional.
Adora ficou muda. Ele tinha razão, ele conseguia ver beleza onde ela só via aridez, e mostrava que nem tudo que é exaustivamente planejado, projetado e sem surpresas é feio e/ou chato, pode ser belo e maravilhar os sentidos, o coração, a alma. Para aquele rapaz, as letras e números eis que tinham alma, e podiam perfazer um coração, mostrar emoções que nem todo mundo conseguiria ver ou perceber, mas que existiam, para quem neles prestasse atenção, desse uma chance e visse com os olhos do coração !
Adora estava a ponto de chorar de emoção, mas viu que era a hora do intervalo, e não demorou, Damian pegou na mão dela e a conduziu meio atropeladamente  para o quintal, para lhe mostrar o progresso do Girassol.
Naquela noite, Adora foi dormir feliz com sucesso que estava obtendoe os progressos conquistados, mas acho que ela deveria continuar com estes diálogos por mais tempo, até ele se acostumar e falar passar a ser algo automático, um hábito.
Um mês depois, as conversas fluíam naturalmente e Damian já falava  não apenas fluentemente, mas bastante ‘a vontade. Tinha aposentado os papéis e o gravadorzinho.
Um belo dia Damian acordou e viu sua mãe na cozinha, preparando o café da manhã.
A voz dele soou alta e clara:
-Bom dia, mãe ! Dormiu bem?
Madeleine se arrepiou que nem gato assustado, arregalou os olhos, seu queixo caiu e ela cambaleou, prestes a desmaiar!
Damian correu a ampará-la e a segurou.
Ela abriu os olhos e estes estavam rasos de lágrimas, que escorriam abundantes. Ela o abraçou com uma força que nem ela mesma acreditava que tinha!
-O que aconteceu, mãe? Por que desmaiou? Por que você está chorando? Fiz alguma coisa de errado?
-Filho, meu filho, me diz que não estou sonhando, por favor...
-A senhora não está sonhando.
-Eu não acredito...não acredito...você nunca me deu bom dia, você está conversando comigo...naturalmente...é um milagre, só pode ser...
-Eu não menti quando disse que a senhora não está sonhando ! Não sou mentiroso !
-Claro que não é, filho, é só modo de dizer...eu estou chorando de alegria...tenho meu sonho realizado, eu mal consigo acreditar...me belisca, eu quero ter certeza!
Damian prontamente atendeu o pedido da mãe e a beliscou no braço.
-Aaaai !Era só modo de falar outra vez...
-A senhora que pediu...
Aquele fora um dos dias mais felizes da vida de Madeleine, e ela foi trabalhar com um largo sorriso no rosto. Ligou para Adora e a agradeceu até não poder mais e várias vezes chorou ao telefone, tamanha era sua alegria, que nem lhe cabia no coração !
A educação de Damian agora se concentrava mais nos estudos escolares e ele agora parecia aprender cada vez mais depressa ao mesmo tempo que parecia amadurecer emocionalmente e adquirir mais malícia. Finalmente, Adora concluiu que ele já tinha alcançado o conteúdo do sexto ano e já podia, depois de tanto tempo passado, voltar para a escola. Durante todo o aprendizado dele, Adora procurou escolas pela cidade até que finalmente achou uma que aceitasse Autistas. Para prevenir quebra de rotina, Adora levava-o para visitar o seu futuro colégio, o deixava explorá-lo em todos os cantos e detalhes e lhe apresentou colegas, tanto garotos como garotas. Durante este período preparatório, ela conversou com os futuros colegas de classe dele e os preparou psicologicamente e os conscientizou para respeitarem as diferenças e os ensinou a lidarem corretamente com ele nas situações mais comuns.
Finalmente, depois de tudo preparado, ela se transferiu para o novo colégio dele, e no primeiro dia de aula, Adora e Madeleine foram com ele ao colégio. Também Jeanne ficou sabendo de tudo e correu a se matricular no mesmo colégio e mesma classe de Damian. E como foi o primeiro dia de aula de Damian na nova escola?

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário