quarta-feira, 1 de junho de 2016

Capítulo 29-Minissérie: Adora-Alguém como você


 
Ele escreveu:
-Eu devo brigar com as pessoas?
-Quando for necessário, sim, mas enfrentar as pessoas não é só brigar. É responder, exigir respeito, é responder e procurar mostrar para as pessoas que você está certo, e neste caso, é muito mais fácil e rápido falar do que escrever, ou ficar procurando mensagens num gravador. Inclusive por que não é todo mundo que tem paciência de esperar você escrever ou ficar procurando a mensagem. As pessoas hoje em dia tem pressa, não tem paciência. Mas você me perguntou que vantagens você poderia ter se você falasse. Eu te digo, Damian, a vantagem seria você poder mostrar para elas que você está certo, e poder enfrentar as pessoas!
Ele escreveu:
-Eu tenho paciência com as pessoas, por que elas não tem comigo? E se eu ficar enfrentando as pessoas, não perderei amigos? Não estarei brigando com elas? E se deixarem de serem minhas amigas por que eu as enfrentei?
-Realmente, Damian, as pessoas deveriam ter com você a mesma paciência que você tem com elas, você está certo. Agora veja: a cada vez que você me responde, você me enfrenta. E não estamos brigando por causa disto e nenhum de nós vai deixar de ser amigo ou deixar de gostar do outro, relacionamentos, Damian, são feitos de enfrentamentos, eu te enfrento, você me enfrenta e seguimos conversando !Então, nem sempre enfrentar é brigar ...
Ele respondeu escrevendo novamente:
-E seu preferir não enfrentar?
-Numa conversa, seja falando ou não, Damian, você pode enfrentar, ou pode fugir. Não há nada errado em fugir, você poderá inclusive estar se poupando e se protegendo se fizer isto, porém, a outra pessoa vai achar que vai te vencido, por que ela vai achar que você não conseguiu responder para ela, então ela fica achando que ela está certa e você está errado.
Ele escreveu:
-Eu me desacostumei a falar. Fiquei tanto tempo sem falar que muitas vezes, quando tento sozinho quando não tem ninguém por perto, eu planejo o que vou falar, mas o que minha voz diz não sai na mesma ordem que pensei ou não sai do mesmo jeito que pensei, ou nem sai o que pensei, sai outra coisa completamente diferente. Eu formo as frases perfeitas na minha cabeça, mas na frente da pessoa me dá um branco, fico nervoso, esqueço o que planejei, e fico com medo de falar tudo errado, ou da pessoa entender outra coisa completamente diferente.
-Entendi, Damian, mas você é capaz de formar frases perfeitas se quiser, tanto que consegue repetir as que as pessoas falam. Então acho que posso usar sua habilidade de repetir as falas do que as pessoas falaram, para você passar a falar sem ter de planejar primeiro. Não que você não tenha de pensar antes de falar, mas não pode demorar muito a responder, ou a pessoa se cansa e vai embora. Então, se você quiser, podemos fazer exercícios de fala, topa?
Ele respondeu escrevendo, ainda se sentindo inseguro:
-Não vai parecer ridículo?
-Você se sentiu ridículo repetindo o que sua mãe dizia?
Desta vez ele respondeu falando:
-Não.
-Ok, então vamos começar: repita comigo o que eu disser, certo?
-Sim.
-Eu.
-Eu.
-Eu gosto.
-Eu gosto.
-Eu gosto de.
-Eu gosto de .
-Eu gosto de você.
-Eu gosto de você.
-Eu gosto de você, mas.
-Eu gosto de você, mas.
-Eu gosto de você , mas não.
-Eu gosto de você, mas não.-
-Eu gosto de você, mas não fico.
-Eu gosto de você , mas não fico.
-Eu gosto de você , mas não fico feliz.
-Eu gosto de você , mas não fico feliz.
-Eu gosto de voc~e , mas não fico feliz se.
Eu gosto de voc~e, mas não fico feliz se.
-Eu gosto de você , mas não fico feliz se você.
-Eu gosto de voc~e, mas não fico feliz se você.
-Eu gosto de você , mas não fico feliz se você  não.
- Eu gosto de você , mas não fico feliz se você  não gostar.
- Eu gosto de você , mas não fico feliz se você  não gostar de.
- Eu gosto de você , mas não fico feliz se você  não gostar de mim!
- Eu gosto de você , mas não fico feliz se você  não gostar de mim!
Estava dando certo, ele estava falando frases inteiras ! Adora esta super feliz, o método dela estava dando certo ! Então ela escreveu no papel:
-Agora você vai repetir o que eu disser, e vai tentar completar a  frase com as primeiras palavras que vierem na sua cabeça, ok?
Ele escreveu em baixo:
-Ok !
Então os exercícios continuaram, e começaram a ficar divertidos, pois as palavras que ele achava para completar eram muito originais, diferentes, e inesperadas.
Nas semanas seguintes, eles foram aumentando os tamanhos das frases até chegarem a parágrafos inteiros, depois ela fazia perguntas e ele respondia como ele achava que deveria, e ele mesmo podia escolher as palavras.
No começo, ele pensava muito antes de responder, depois foi ficando cada vez mais rápido. Então, depois de alguns meses, Adora achou que agora era a hora de terem uma conversa falada completa, e ela orientou Damian para que na aula do dia seguinte ele não trouxesse o gravador, nem papel e caneta. Finalmente o dia da prova final iria chegar, e tanto Adora como Damian estavam ansiosos para o dia seguinte ! 

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário