segunda-feira, 30 de maio de 2016

Capítulo 27-Minissérie: Adora-Alguém como você



Ao chegar em casa, Adora pensava consigo mesmo em qual seria o próximo passo, e ela achou que talvez estivesse na hora de incentivar ele a falar mais, já que falando, ela pensou, ele poderia expressar melhor como se sentia e  dizer se ela estava fazendo algo de errado, que tivesse tornando as aulas desinteressantes, mas até pegar no sono, não lhe ocorria nenhuma idéia.
No dia seguinte, Madeleine tomava o café da manhã com  Damian, antes de ir trabalhar:
-Então, filho, está gostando das aulas com sua Professora?
O gravador soou:
-Sim !
-Que bom, fico contente, você tem progredido tanto ! Mas eu acho que agora que você já está mais adiantado, talvez seja hora de eu procurar uma nova escola para você, não dá para você continuar isolado assim de todo mundo, precisa conhecer mais gente, fazer novos amigos...
-Não !
-Mas filho, é importante você ter uma escola de verdade, fazer amigos, conhecer pessoas...ai, eu queria tanto que você parasse com este maldito gravador, e parece de ficar levando papel e caneta para todo lado e falasse direto ! Mas você só fala quando quer, quando lhe dá na cabeça...
Aquele papo estava começando a ficar aborrecido para Damian, que começava a ficar irritado.
Ele escreveu em um papel:
-Pára !
Madeleine ensaiou um choro, mas saiu da mesa, pois não queria chorar na frente dele. O sonho dele voltar a falar era muito forte, mas ele parecia não querer cumpri-lo.
Porém, não aguentou mais segurar, e disse:
-Você não consegue entender que é meu sonho você voltar a falar com frequência, ter uma conversa decente comigo? Respeite meus sonhos, poxa ! Pára de ser egoísta !
Damian escreveu em um papel:
E a senhora alguma vez já me perguntou quais são os meus sonhos? Só o sonho da senhora importa? E os meus? A senhora respeita os meus, por acaso?
Madeleine parecia ter um choque lendo aquilo. Era uma verdadeira bomba que tinha caído na cabeça dela. Ela nunca pensara que ele fosse capaz de ter seus próprios sonhos e que ele quisesse os realizar. Porém, ela interpretou aquilo como se fosse uma acusação a ela, uma agressão, e teve vontade de chorar de novo, mas como estava atrasada para o trabalho, engoliu as lágrimas e gritou:
-Ora, não enche!
E bateu a porta da sala e foi embora para o trabalho.
No horário de sempre, Adora chegou para mais uma aula, e, para sua surpresa, Damian não estava mais aéreo, e prestava atenção na aula. Ela ficou aliviada.
Na hora do lanche, na frente do Girassol, que crescia a olhos vistos, Damian foi na mesa da cozinha e escreveu mais uma mensagem e entregou-a para Adora. Ele contava sobre a conversa com a mãe e perguntava o que ela achava de ele ir para uma nova escola.
-Ah, Damian, eu acho que a sua mãe tem razão. Não podemos ficar tendo aulas na sua casa para sempre. Mas não se preocupe, para onde você for, eu me transfiro e continuarei sendo sua professora, está bem?
Agora o rosto dele se iluminou em um sorriso, e ele correu a escrever outro bilhete, que dizia o seguinte:
-Se você estiver lá, ficarei feliz ! Mas tem condições: que você escolha a escola para mim, e que a escola tenha um Girassol no quintal ! Vai ser duro para eu me acostumar, mas se tiver alguém conhecida e que gosto comigo, eu vou ficar melhor !
-Ah, Damian, Damian...tudo bem, condições aceitas, eu vou ajudar sua mãe a achar uma boa escola para você e vou ser sua professora lá, e te prometo que vai ser uma que tenha um girassol no quintal !
Para a surpresa dela, ele disse com sua própria voz:
-Sim! Sim ! Sim !
E abraçou a professora efusivamente.
Depois que a aula terminou e Adora foi embora, Madeleine chegou do trabalho.
Para variar, Damian e estava trancado no quarto dele, assistindo seus desenhos animados que ele adorava.
Ela agora estava chateada pela briguinha de antes do trabalho, e resolveu passar em uma loja, onde comprou um novo livro para o filho.
Ela apertou o botão e disse:
-Filho, já cheguei ! Eu comprei o livro que você queria, “Marino Boy” !
A luz verde acendeu, e segundos depois a porta se abriu e recolheu o livro da mão delae fechou a porta de novo.
-Ei, não vai agradecer não?
A porta se abriu e ele apareceu e falou:
-Ora, não enche !
-Não enche você, caramba! Ela disse, irritada.
-Não enche você, caramba !
Ele respondeu, e ela nem estava se dando conta de que ele estava falando usando a própria voz.
-Para de repetir o que eu falo ! Respondeu Madeleine
-Pára de repetir o que eu falo ! Respondeu Damian
-Ah, não, ninguém merece !
-Ah, não, ninguém merece !
-Isto está me irritando !
-Isto está me irritando !
-Você está brincando comigo?
-Você está brincando comigo ?
Damian seguia repetindo tudo que a mãe falava, copiando até a entonação.
Furiosa, Madeleine se trancou no quarto dela e ligou para Adora de seu celular, e contou sobre o que estava acontecendo.









A professora por alguns segundos ficou boquiaberta, e depois disse:
-Senhora Madeleine, a senhora nem percebeu, mas ele está conversando com a senhora, ele está falando direto !
-Ah, é mesmo ! Agora que você me disse, estou me tocando, é verdade ! Mas ele está repetindo exatamente tudo o que eu falo, e isto está me irritando muito, acabando com a minha paciência...
-Isto se chama Ecolalia, senhora Madeleine ! Mas pode deixar, amanhã eu vou bolar um jeito de lidar com isto !
-Espero que seja logo, senão vou ter de parar de conversar com ele, este troço é irritante demais ...
-Calma, senhora, nada se resolve da noite para o dia assim... mas farei o possível para que seja o mais rápido que for possível, te prometo !Ah, por falar nisto, hoje falei com ele, sobre voltar para a escola, e ele concordou, desde que eu escolha a escola para ele, e que a escola tenha um girassol no quintal !
-Só ele mesmo...incrível que com você ele concorda, e comigo nunca...ás vezes me dá impressão de que ele gosta mais de você do que de mim !
-Imagine, senhora, ele a ama, eu sou só uma professora para ele !
As duas então se despediram, e naquela noite, Adora ficou pensando em uma maneira de lidar com aquela ecolalia e o incentivar a formar frases inteiras e não ter mais necessidade de repetir o que as pessoas falavam.
Durante a madrugada, ela acordou com uma idéia que ela achou brilhante na cabeça, e ela ficou ansiosa para aplicar sua idéia na próxima aula !

(Por continuar)

2 comentários:

  1. Como prende a minha atenção essa história! Ansiosa pelo desfecho ...😆😆😆😆

    ResponderExcluir
  2. Como prende a minha atenção essa história! Ansiosa pelo desfecho ...😆😆😆😆

    ResponderExcluir