domingo, 15 de julho de 2018

Episódio 35- Sensibilidade de Viver:Gestação


-Agora vamos continuar a chamada! Temos uma aula a  cumprir, e não podemos ficar aquém da programação  do semestre !
Disse Lune, em tom  firme.
A classe, apesar dos cochichos, obedeceu  e a aula continuou.
Mas neste ínterim, Katahiro esteve na Diretoria, onde desfiou um rosário de vitimismos para a Diretora , que escutou tudo atentanmente, com um sorriso nos lábios e um brilho nos olhos.
Normalmente ele levaria uma bronca daquelas e pegaria uma bela suspensão, mas a Diretora estava disposta firmemente a perseguir e prejudicar Lune de todas as formas que lhe fossem possíveis e que estivessem a seu alcance.
-Então, Katahiro-koukai, quer dizer que a Professora Lune é Comunista e feminista...bom, se ela é comunista, age contra nossa instituição, e se é feminista, age contra a instituição da tradição familiar japonesa!Não se preocupe, meu bom rapaz, nós a puniremos exemplarmente, muito obrigada pelas suas informações !Vá para casa e descanse por hoje e volte amanhã!
-Sim, senhora !Com licença!
Katahiro também se retirou sorrindo.
Quando a hora do intervalo chegou, o boato de que Lune seria comunista e feminista se espalhou pela instituição inteira,e, se já olhavam torto para ela, agora o olhar geral era de desprezo.
Mas , no momento, ela não pensava nisto enquanto saboreava seu sanduíche de yakissoba. Ela via, com felicidade, que  Sato e Makoto estavam juntos na mesa, conversando e sorrindo, e pareciam estar se dando bem e se aproximando.
Foi quando outra aluna  de sua classe  chegou a sua mesa:
-Sensei?
-Oi, Nanaka-houkai  ! E aí?
-Sensei, não é verdade o que estão dizendo por aí que a senhora é comunista, não?
-Não, não é verdade. Eu na verdade pendo muito mais para o Anarquismo  de Bakunin, embora o pensamento de Koprotkin igualmente me agrade muito em muitos pontos.
-Então a senhora é a favor da anarquia, da bagunça, da desordem?
-Nanaka-kouhai, aaah, você precisa estudar muito, menina, nem sabe o que é o Anarquismo e fica falando bobagens. Vá para a Biblioteca, ou pesquise na Internet sobre este assunto. Comece lendo sobre o trabalho de  Gerald Winstanley, The New Law of Righteousness, depois leia William Goldwin , por exemplo, Enquiry Concerning Political Justice, depois pode passar para Michael Bakunin, tente ler dele o The Paris Commune and the Idea of the State, e por fim, leia Peter Koprotkin, huum, acho que Act for Yourselves poderia ser uma boa para você, ah, não deixe de ler também Max Stirner e Proudhon, também gosto muito deles,aí você saberá o que é o Anarquismo e não falará bobagens... bom, agora preciso ir, que o sinal já vai bater !
Atônita, não apenas com o profundo conhecimento de filosofia de Lune, mas também em ouvir falar de tantos autores que nunca tivera idéia que existissem, Nananka  foi para sua aula, sem compreender patavinas. Para ela, Anarquismo era simplesmente bagunçae acabou, eela não estava a fim de estudar estes autores, que, na cabecinha dela, eram todos “comunistas”, afinal, para ela, comunismo, socialismo e anarquismo eram tudo a mesma coisa,em sua total ignorância, era muito para a mente estreita dela entender as diferenças, e ela sequer tinha a menor vontade de entendê-las...
No fim, a conversa dela com sua professora só serviu para ela confirmar e espalhar por aí, que sua ´professora seria “comunista”.
No final da tarde, após mais aulas em um clima hostil  e tenso, era findo o expediente d e Lune.
Como planejado, ela se dirigiu então ‘a reitoria, onde falou com a secretária sobre seu projeto.
Questinada, a secretária lhe respondeu:
-Sinto muito, senhorita Lune, mas não posso fornecer informações , nem formulários para aplicações de pesquisa em campo para comunistas...
-Eeee?E quem disse que eu sou comunista?
-Todo mundo sabe, senhorita, a universidade toda sabe...
-Isto não passa de boatos infundados! E mesmo que eu fosse, não é crime ser comunista !Me aponte uma só lei na Constituição que diga que seja crime ser comunista !
-Aqui, seu nome está na lista vermelha de comunistas. Mas não é comigo que a senhorita tem de falar, só estou obedecendo ordens!
-E quem foi que deu esta ordem idiota e fez esta lista estúpida?
-A ordem veio diretamente do Reitor. É ele quem faz esta lista também.
-Você sabia que esta é uma restrição ilegal, e que posso processar a universidade?
-Não, senhorita, mas como eu já disse antes , só estou seguindo ordens, por favor aceite, entenda...
Lune, furiosa, bateu com os punhos na mesa e berrou a plenos pulmões:
-Mas ordens fascistas não se cumprem, ordens fascistas não se obedecem ! Quem tem caráter e honra não obedece a ordens fascistas !
-A senhorita por favor se acalme, ou eu chamo a segurança ! Não argumente comigo ! E ofender uma funcionária pública é crime !
-Você não é funcionária pública, esta universidade é particular, sua bitolada  !Burra !
Lune deu um tapa na cara da secretária e saiu, fechando a porta com estardalhaço.
Não demorou ela percebeu dois seguranças seguindo-a meio de longe, mas ela já estava indo embora mesmo...
Ela pegou seu carro no estacionamento e foi embora.
Quando chegou em casa, nervosa e estressada, recebeu a seguinte mensagem de texto no seu celular:
“Professora Lune Tamasuki,você está suspensa por três dias úteis como punição por suas repetidas insubordinações. Caso continue desafiando esta instituição, será sumariamente expulsa.
Ass. A Direção “
Ela abriu a porta do seu apartamento, entrou, encontrou Takeo vendo televisão na sala e disse:
-Eu não acredito ! Olha isto, Takeo-kun !
E mostrou a mensagem de texto.
-Nossa, amor, o que aconteceu?
Lune, frustrada e irritada, explicou o acontecido.
-Você?Comunista? Eles definitivamente não te conhecem !Tremendamente injusto o que estão fazendo contigo !
-Takeo-kun...é muita pressão...eu não aguento mais !
E Lune chorou de nervosa no ombro do marido, que a abraçou e acariciou-lhe os cabelos.
-Shhh, calma, amor, calma, não fique assim tão nervosa, lembre-se do nosso bebê...olha, talvez seja melhor você mudar de faculdade, esta está muito hostil a você, e , principalmente o pessoal da direção e acima, são muito fascistas, prepotentes, autoritários, não vale a pena ficar onde não é bem recebida, onde as pessoas não gostam de você! Aproveite estes três dias para pesquisar outra universidade para você...
-Mas...eu vou desistir da luta?
-Tem lutas que não valem a pena serem travadas, querida, pois nos fazem mal e atravancam nossas vidas com obstáculos.Tem lutas que é melhor procurar outras. Olha, não estou dizendo para você desistir de seu sonho de se tornar uma historiadora de campo, estou dizendo para você recomeça-lo em outra universidade, uma que lhe seja melhor !
-Entendi, querido...é, eu acho que você tem razão...faz o jantar para mim, por favor?Estou com muita fome e com a mente cansada, estressada...
-Claro, meu anjinho, farei agora, eu estava mesmo aguardando sua chegada para fazer o jantar !
Enquanto esperava, seu celular tocou:
-Alô? Quem é?
-É a Keiko-san, sua antiga professora na faculdade, lembra de mim, Lune-san?
-Keiko-sensei ! Cllaro que me lembro ! Que saudades, que bom ouvir sua voz !
-Então, eu também, também tenho saudades de você! Mas não precisa mais me chamar de Sensei,  me chame de san,eu fiquei sabendo que agora você é professora na Universidade Kansai, aí !
-Sim,mas eu..talvez tenha de sair de lá...
-O que aconteceu?
Lune explicou tudo o que vinha lhe acontecendo.
-Não é muito diferente do que aconteceu comigo...olha, eu passei umtempo em Gifu, minha terra natal, mas recentemente recebi um convite para ir trabalhar numa universidade  lá em Kyoto, aí pertinho, e eles estão precisando de novos professores, posso indicar voc~e, se quiser!
-Puxa, Keiko-san, você é tão boa, amiga de verdade ! Eu quero sim !
-Tudo bem, falarei com eles então ! Aguarde, que logo te chamam !

(Por Continuar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário