quinta-feira, 31 de julho de 2014

Conto: Memórias de um beijo outrora inexistente





Era uma chuvosa tarde de domingo, e um homem de quarenta e oito anos de idade, vestido bastante formalmente com suas calças e camisa sociais e um blazer esporte azul com botões dourados,e sapatos pretos, mas sem gravata,e seu rosto pouco marcado pela idade tinha um ar professoral, com sua barba e bigode pretos  e óculos redondos,folheava algumas revistas numa mesinha, parecendo profundamente entretido.
-Por favor, posso me sentar aqui?O senhor se importa?
Os olhos cor de mel do homem moveram-se para cima conjuntamente com a cabeça.
Quem perguntava era uma mulher, também de quarenta e oito anos de idade,loira de olhos azul piscina muito brilhantes.As rugas no rosto e suas linhas de caráter denunciavam-lhe a idade, e também os seios fartos e caídos.Ela vestia calça social e uma blusa  de seda, com um casaquinho social por cima.Ela era bem mais alta que o homem,e ao contrário dele, não tinha abdômen avantajado, apenas os pneuzinhos típicos da idade e de um passado sofrido.
-Cecily!É você?É você mesma?Nossa, mas faz mais trinta anos que não a vejo !
O rosto dela espantou-se, os olhos grandes e cansados moveram-se rapidamente de um lado para o outro- ela buscava pela memória e quando achou, seu rosto demonstrava sinais de alívio e alegria,quando respondeu:
-Cirillus! Você se lembrou de mim, depois de todos estes anos !
Os velhos amigos se abraçaram com ternura.Ambos estavam de olhos rasos.
-Claro que me lembro de você, minha amiga,você foi o meu primeiro amor, você se lembra?A primeira paixão da minha vida!
-Pois é,ainda me lembro até hoje,como se fosse ontem...
-Eu era tão bobo naquela época...imagine, você me contando que estava insatisfeita com seu namorado e eu de conselheiro sentimental, a convenci a largar ele, e depois que você o largou eu vim correndo te pedir em namoro!Eu fui tão estúpido, nem a respeitei, nem te dei um tempo para você se refazer depois de ter terminado um relacionamento...não foi a toa que você recusou meu pedido !
-Ai, Cyrillus, desculpe...
-Imagine, Cecilly,eu é que fui muito ingênuo,bom, nós tínhamos só quatorze anos de idade na época,já lá se vão trinta e quatro anos, nossa, como o tempo passa...depois que você não quis namorar comigo, eu fiquei na maior fossa,ah, a juventude que não volta mais...
-Eu é que fui boba, depois namorei um idiota,só conheci gente que não me amava,levei anos para conhecer alguém que prestasse,depois me casei, tive filhos...
-Sabe, Cecilly, eu ainda fiquei tanto tempo sonhando com você, sonhando que te beijava,eu quis tanto aquele beijo na época ,aquele beijo tão querido que acabou não acontecendo,aquele beijo eu o guardei  com muito carinho no meu coração,para sempre, como algo muito precioso, pois eu a amava muito,mesmo depois eu me apaixonando por outras pessoas, namorando a outras pessoas, aquele beijo era especial, aquele eu guardei em silencio,com um pouco de tristeza e uma pontinha de esperança, pois aquele beijo tanto assim querido significava e ainda significa muito para mim até hoje,mesmo sabendo que você sempre me veria só como um amigo,nunca me veria como Homem,e puxa,eu era apenas um garoto mirrado, baixinho,magrinho e de óculos, o que eu tinha a lhe oferecer de bom?Comparado aos rapazes altos ,fortes e bonitos, o que eu tinha a lhe oferecer?Eu passei a achar que não a merecia, que não tinha o direito de me apaixonar por você, porque só o que eu tinha a lhe oferecer era aquele amor tímido e sincero, profundo, de menino ingênuo, que estava começando a aprender a amar,e minha sensibilidade, minha beleza de alma e coração, só isto...era o pouco que eu podia te oferecer...
Dos velhos olhos azuis agora caíam lágrimas...
-Cyrillus, seu bobo...era tudo o que eu precisava, e preciso ainda !Tudo o que nunca tive na vida, um amor profundo, sincero,ingênuo, de menino,mas...agora estamos velhos,caídos, barrigudos, eu continuo casada,e...
-Posso te dizer uma coisa,Cecilly?Não é uma mulher madura de quarenta e oito anos que vejo na minha frente, para mim você será sempre a menininha de quatorze anos que um dia conquistou meu coração e o amor ,que depois se tornou platônico,foi guardado por mim para nunca mais ser esquecido,ainda que a vida tenha nos separado tão cedo e nossas vidas tenham seguido caminhos tão diferentes, para só agora nos reencontrarmos tão surpreendentemente.Hoje só podemos continuar sendo amigos, ambos temos nossos compromissos, ambos temos... temos outras pessoas no coração,mas, temos um passado bonito e carinhoso que guardamos conosco em comum!
-Cyrillus, por favor me desculpe, desculpe esta boba que te fez sofrer tanto,que te fez sonhar tanto,por favor me perdoe por não ter te dado a importância que você merecia, não ter percebido que era você quem eu deveria ter namorado, eu o rejeitei, te fiz tão mal, e nem me dei conta,e não guardei nenhum beijo para você,e ainda fui má, pois guardei suas lembranças de qualquer jeito na memória, e estas lembranças ficaram esquecidas num canto, empoeiradas,eu fui injusta com você, que foi tão meu amigo, e foi tão apaixonado por mim,o subestimei,e se eu tivesse te aceitado, eu teria sido tão feliz...não teria sofrido tanto na mão de tanta gente que não me merecia, só queriam se aproveitar de mim, do meu corpo,não tinham o coração gentil seu...no fim a culpa foi toda minha,toda, toda, toda minha...
Cecilly agora chorava copiosamente, e abraçou Cyrillus, igualmente comovido.
-Não fica assim, por favor, você não tem culpa de nada,nós dois éramos apenas duas crianças...
-Não, meu bem, não, você está enganado!A culpa é minha, é minha sim, eu o fiz sofrer e sofri pela minha decisão errada!
-Todos erramos na vida, meu anjo,por favor, eu não a quero ver triste...
-Cyrillus,o que posso fazer por você agora é fazer aquele beijo, que tão carinhosamente,tão cuidadosamente você guardou para mim,acontecer,já não será um beijo de menina, mas,se para você significou tanto aquele beijo, para mim agora significa muito também,então por favor... pense neste beijo como se fosse um de menina e pense em si como se você voltasse a ser um menino também...
E ela o beijou na boca longamente, enquanto as lágrimas dos dois se misturavam num tempo que parecia durar pela eternidade,um beijo há trinta e quatro anos amado, desejado, guardado no coração,no fim ele descobria que também ela tinha guardado os sentimentos dela, as lembranças dela com ele ,tudo isto ela tinha guardado com ela por todo aquele tempo também, e o beijo se intensificou e foi correspondido, e os olhares que mais pareciam os de um menino e uma menina apaixonados um pelo outro eram trocados com carinho.Foi quando o beijo tão sonhado finalmente terminou.
-Cyrillus, por favor, por favor, me peça em namoro...
O tom de voz dela era esperançoso e angustiado.
-Mas você já é casada e eu...
Ela lhe deu um novo selinho, e desta vez a voz era desesperada:
-Por favor, me peça em namoro...eu preciso corrigir os erros do nosso passado!
-Cecilly, você aceita namorar comigo?
-Eu aceito !
E ela lhe beijou a boca novamente, em desespero, correndo,voando,num abraço apertado,eis que lágrimas corriam novamente- eles sabiam o que tudo aquilo significava para eles!
Ao terminar,os dois disseram ao mesmo tempo,um para o outro:
-Não se esqueça nunca que eu te amo,para sempre !
Um novo selinho, e então Cyrillus fez soar sua voz, com um farto sorriso no rosto e os olhos brilhando:
-Obrigado,querida,foi muito bom poder revê-la!
-Obrigada, querido, foi muito bom mesmo.Quem sabe um dia a gente se veja novamente?
-Quem sabe?
-Tchau, anjinho, se cuida!
-Tchau, você também, anjinho!
E saíram da livraria,ganharam a rua, cada um para um lado e nunca mais, nunca mais se reencontraram novamente.Nem precisava,os erros do passado foram corrigidos e redimidos e era hora de retomar o futuro novamente.Mas ambos estavam felizes, remoçados,e agora as lágrimas de ambos,estampados em seu sorrisos de satisfação,eram da mais pura alegria, e tinham mais uma lembrança em comum,tinham os corações leves, e esta lembranças eles carregariam com eles doravante para sempre...

FIM

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário