terça-feira, 22 de julho de 2014

Fim- Como terminar uma estória?

Eis um assunto interessante e que dá muito pano para mangas e asas a imaginação!
Terminar um livro para mim geralmente costuma ser uma tarefa mais fácil que começar ,se bem que as vezes dolorosa, pois as vezes se gosta tanto da estória que não se quer que ela acabe, mas...ela precisa terminar, não precisa?
Pois é! Eu costumo optar geralmente por finais surpreendentes, mas que geralmente não frustram a expectativa alimentada durante o percurso da estória- a maneira como o desfecho que se espera acontece é que é surpreendente,se bem que alguns finais são até bem previsíveis e outros são surpreendentes mesmo, como em "Memórias de um beijo outrora inexistente".
O grande problema acontece é quando se chega num beco sem saída na estória, ou se tem um enredo na mao onde vários finais são possíveis.
As vezes o(a) autor(a) pode ficar, dias,semanas ou mesmo meses parado pensando em como terminar a estória ou qual final escolher.Outros(as) preferem algo mais interativo, em que o(a) leitor(a) escolhe um dentre os vários finais possíveis expostos pelo(a) autor(a).
Becos sem saída as vezes acontecem quando o enredo da estória é de tal maneira complexo, que o(a) próprio(a) autor (a)se perde na estória e / ou cai em contradição e não consegue mais pensar num desfecho satisfatório, ou naquele desfecho que ele(a) planejava no início da obra.É, isto as vezes acontece, coisas do cotidiano da vida de um (a)escritor(a). Mas são geralmente os becos sem saída que proporcionam depois os desfechos mais geniais, ou ás vezes, se o(a) escritor (a)não for dos(as) bons(boas), decepcionante.E nada pior para quem le do que um final decepcionante !
Com certeza estraga todo o livro !

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário