terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Episódio 156-Sensibilidade de Viver: Interlúdio ETP



Lune tinha muito pouca experiência nas tarefas domésticas. Mal sabia cozinhar alguma coisa, seu repertório culinário de receitas que dominava bem ainda era muito restrito, se sabia fazer cinco ou seis pratos diferentes era muito.Faxina ela também pouco sabia, quando muito, varrer, passar um pano e lavar a louça manualmente.
Com roupas não era muito melhor: não dominava bem a arte de dobrar roupas e o fazia do jeito próprio dela, que a mãe achava malfeito.
Lavar roupas só na máquina, não tinha nem idéia de como lavar roupas na mão, nem mesmo suas lingeries, que ela acabava sempre jogando na máquina de lavar.Passar roupas então era algo que nunca fizera na vida, mas ela já tinha visto muito a mãe dela fazer isto, e achou que só de observar, tinha aprendido.
Assim, ela foi, impávida e decidida para a lavanderia, e depois que a máquina lavou e outra secou as roupas, ela aventurou-se no misterioso mundo do Ferro de Passar!
Tentou lembrar como Momiji  fazia, e foi fazendo de cabeça.
Mas as roupas não cooperavam, e nunca ficavam lisinhas do jeito que ela queria, por mais que tentasse.
Tentava de um lado, tentava de outro, e nada, as roupas estavam era cada vez mais amassadas !
Aquilo foi enervando a Lune, que detestava tentar, tentar e não conseguir, e detestava mais ainda objetos que “não a obedeciam”!
Ela começou a passar com fúria, e não demorou, a primeira roupa se rasgou.
Ela logo começou a xingar o ferro e a roupa, deixando o ferro quente em cima da roupa e dali a pouco veio o cheiro de queimado!
-Mas que droga !Drogaaaaa !Obedece, caramba !Custa tanto assim me obedecer e fazer direito !
Gritou Lune para com o ferro.
E, mais nervosa ainda, começou a calcar o ferro nas roupas forçando a passar na marra- as roupas iam virando uma peneira !
-Mas não é posssíveeeeee !
Lune berrou e jogou o ferro na parede, espatifando-o, não antes deixando uma bela marca de queimado na parede.
-Agora quebrei o ferro !Que raivaaaaa !
Gritou Lune, arrancando o que restara do ferro da tomada.
-Toma !Toma para você aprender, seu desobediente !
Lune gritou para a taboa de passar roupas e ela desabou, jogando todas as roupas no chão.
E para piorar, Sartre apareceu, e caminhou em cima das roupas e fez questão absoluta de urinar em cima delas!
-Sai dsqui, seu traidor de uma figa, ao invés de me ajudar, você só me atrapalha !
Outro grito da menina furiosa, que, de repente, olhou em volta dela, e percebeu o tamanho da bagunça que fizera no quartinho de despejos !
-O que está acontecendo aqui?Por que está sentada no chão de pernas cruzadas nomeio desta roupa imunda?Que bagunça é esta?O que você andou aprontando, filha?
Lune arregalou os olhos e se levantou imediatamente, e disse:
-Mãe?
-Pode começar a falar, mocinha !
-Eu lavei todas estas roupas, sequei e depois estava tentando passar...
-Por que não me esperou chegar e te ensinar como se faz?
Momiji não se fez de rogada e torceu a orelha de Lune, que gritou:
-Aaaaaai !
-Isto é para você aprender a deixar de ser orgulhosa e ficar tentando fazer o que nunca fez antes sozinha, e aprender a pedir ajuda ! Pedir por ajuda não é nenhuma humilhação, todo mundo precisa da ajuda de alguém um dia, você precisa deixar de ser tão teimosa !Olha o prejuízo que me deu !Podia ter posto fogo na casa, menina !Pombas, eu estou falando com uma mulher de dezenove andos ou com uma menininha de oito?
Lune tinha pensado em reagir nervosamente, mas era caiu em si que a mãe dela tinha razão.Ela baixou a cabeça e os olhos e disse, quase murmurando:
-Desculpe...
-Tudo bem, filha, foi uma boa lição que você aprendeu hoje. Por sorte, tenho um ferro de reserva. Hoje a noite, depois do jantar, eu vou lhe ensinar a passar roupas e você aprenderá direitinho !
-Sim, senhora...
-Agora arrume esta bagunça, jogue as roupas queimadas e rasgadas no lixo , depois está liberada!
E Momiji foi para a cozinha, preparar o jantar como sempre.
Agora Lune se acalmara. Ela sabia que estava errada, e odiava errar e não se perdoava por errar. Mas continuava culpando o ferro e as roupas...
E outro motivo pelo qual ela não quis reagir foi por que ela sabia que a fúria da mãe dela poderia ser perfeitamente maior que a dela, então resolveu não revidar.
Após terminar de arrumar tudo, foi direto para o quarto dela.

(Por Continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário