domingo, 26 de outubro de 2014

Sensibilidade de Viver:Ensina-me a Amar ETP -Episódio 80



-Entendo, obaba. Até aí é perfeitamente inteligível, o fator emocional é preponderante na maternidade. Mas o que leva alguém a querer engravidar, enfrentar este processo e arcar com este laço assim tão forte?A responsabilidade  é muito grande, e deve ser um grande peso nos ombros à carregar para o resto da vida...
-Escute, minha neta, você não está seguindo o conselho de sua amiga Rina! Pensar sentindo, ela disse, e você esta só pensando, não está sentindo!Ninguém pensa nestas coisas quando pensa em engravidar, ou quando engravida, apenas a expectativa e o sonho de ter uma criança bonita e saudável ocupa nossa mentes. Você já viveu por alguém, Lune-san?Já viveu para alguém?
-Nunca, vó. Sempre vivi para mim mesma.
-Você não vive para o Takeo-san? Não pensa em viver para servir a ele, agrada-lo?
-Eu amo muito a ele, e quero ser a companheira dele, como ele quer ser o meu companheiro, para levarmos uma vida a dois. Mas eu não sou escrava dele para ficar servindo a ele, sendo submissa a ele, e viver esperando pelas ordens dele.
-E se ele te dissesse que ele vive para você, por você, para agrada-la e servi-la?
-Eu cobraria uma atitude de maior autoconfiança e auto estima da parte dele, e o chamaria de fraco. Não quero do meu lado um homem submisso a mim, ainda que esta perspectiva seja tentadora, dado o meu gênio.
-Então este é o seu conceito de servir? É isto o que você pensa  que seja viver por e para alguém?
-Sim, obaba, eu penso assim.
-Ah...então você ainda não está preparada para amar, nem muito menos para casar, quanto menos ter filhos...que pena...sinto muito te dizer isto, minha netinha, mas além de não saber pensar sentindo, não  sabes amar ainda, e tens muito, muito a aprender !
Lune engoliu em sêco, um sentimento de fracasso, de inferioridade  percorreu sua espinha como um raio!
Asuka continuou:
-Você racionaliza, sempre o fêz, mas ainda o faz de uma maneira muito infantil, meu bem.Mas aproveite a minha experiência de setenta e sete anos de idade e procure aprender o que irei te ensinar, pois vai ser muito importante para o seu futuro: Quando se fala em viver para servir, viver por alguém, para alguém que se gosta, não significa necessáriamente ser submissa à esta pessoa, não se pode levar as coisas ao pé da letra,é preciso captar o que há por trás das palavras!Por trás das palavras estão os pensamentos, e por de trás deles estão as emoções, os sentimentos, não só os significados, entendeu?
Quando você ama à alguém de uma maneira verdadeira e sincera para com você mesma, com tanta intensidade que você já não mais controla, você se dedica à esta pessoa,se devota à ela, faz tudo o que puder para ela.A própria Rina-san, por exemplo, viveu para você. Ela quis o seu bem até o fim e sacrificou a própria vida dela para que você pudesse viver!Será que você realmente conseguiu entender a beleza, a grandiosidade do gesto dela, do significado e profundidade do amor de amiga dela por você? Não, não estou certa disto! Este,existem várias formas de amor, e o amor  da amizade verdadeira é uma delas...esta foi a lição que a Rina-san quis te ensinar!O da  mãe pelo filho é outra forma de amar, a mais forte de todas! E o amor propriamente dito, por aquela pessoa especial , que vai preencher a sua vida e vai te ajudar  a conquistar a sua felicidade é outra, primordial, sem o qual o amor de mãe não tem como surgir, pois é deste tipo de amor que nascem os filhos !Uma mãe sempre  vive por e para o filho a vida toda, não por que quer, mas porque sente. Sente, entende, Lune-san?
Sentir vai muito além do simples querer.Não tem à ver com os ciúmes possessivo. De certa forma, posso dizer que viver para alguém é  se devotar à ela porque a gente sente uma necessidade profunda e imperiosa dentro da gente que nos leva à isto, sem pensar. Estamos pensando no bem da pessoa, não em nós mesmas.Não se trata de  servir no sentido de ser uma escrava, de ser submissa à esta pessoa, mas se trata de fazer isto para agrada-la, não por bajulação, mas por que sabemos que isto fará a pessoa que gostamos mais feliz,e nós nos sentimos felizes ao ver a felicidade de quem gostamos!
Este ponto o amor de mãe e o amor romântico têm em comum, mas as semelhanças param por aí.
Porque mesmo um casamento pode ser desfeito, o amor romântico sempre tem o risco de acabar um dia, embora existam casos em que eles realmente durem para sempre, mas o amor da mãe pelo filho não acaba nunca, ainda que o filho seja o pior criminoso do mundo.Ela sempre vai querer o bem dele!
Então você deve estar se perguntando agora porquê  casar, por que ter filhos, e também  deve estar se perguntando: será que vale a pena esta decisão, tanto sacrifício?Será que esta é a sina implacável de toda mulher?
-Sim, vó, já me fiz estas perguntas muitas vezes!
-Então eu vou te dar as respostas : chega um momento na vida das mulheres em que elas têm a opção de se casar, e planejar se vão querer ter filhos ou não.Ou se preferem ficar solteiras, ou mesmo casar-se , mas sem ter filhos.

(por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário