quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sensibilidade de Viver:Ensina-me a Amar ETP-Episódio 76




No dia seguinte, pela manhã, o telefone tocou. Lune  atendeu. Era a suaa avó materna, Asuka,que morava em Hiroshima, e que ela não via há anos.
-Vovó? Bom dia !
-Bom dia, meu anjo ! Há quanto não a vejo ! Está tudo bem com você? E seus irmãos? Sua mãe, como está? E seu pai? Ainda desenhando mangás para aquela revista?
-Tudo bem comigo, todos estão muito bem, obaba. O papai continua na revista, ele é desenhista de mangás, e continua sonhando em ser contratado por um estúdio de desenho animado...o desenho é a vida dele, vó...
-Ah, eu disse para sua mãe se casar com um homem rico.. e olha quem ela arranjou...
-Ah, vó, não implica com ele...ele a trata tão bem ! E depois,não acho certo ser interesseira,a mulher deve buscar, se este for o seu interesse,sua ascensão social em si mesma, no seu próprio trabalho, não no casamento.Nem acho que se deva ficar buscando esta ascensão, pois isto provém de uma cultura machista e mercantilista que a sociedade nos impõe.O correto é ter só o suficiente para viver sem preocupações, tudo o mais é superfluo!
-Você não viveu a pobreza da vida nos pós guerra,meu anjo, não sabe o que é ser miserável, passar fome...e  não gosto quando você fica assim arrogante,e não fale de coisas que você não viveu, especialmente para quem sentiu isto na pele, pois isto sim fica parecendo hipócrita, ou no mínimo incoerente consigo mesma ! E voltando ao assunto,ele está de olho no meu dinheiro, isto sim ! Só esperando eu morrer para sua mãe herdar minhas coisas, aquele...
Eu não esperava tamanha rispidez dela, e assustei-me um pouco, engoli em sêco, pois não tinha como negar, ela estava certa no ponto de vista dela, mas eu tinha, por meu ego e orgulho, responder no mesmo tom:
-Vovó ! Chega ! O papai não é interesseiro, nem fica bajulando a senhora !Saiba que hoje em dia ele é o diretor da revista, e ele está ganhando muito bem, ele sempre diz que as vendas só aumentam ! Reconheço que a senhora contra argumentou muito bem, mas ponto onde quis chegar foi de que uma união com alguém só por interesse econômico, sem levar em conta a pessoa humana, obrigando-se a conviver com quem não nos identificamos nem amamos tem o risco de nos trazer muita infelicidade!
-Nisto você tem razão, mas voltando ao assunto do seu pai, haja visto que você ao invés de enfrentar os meus argumentos,fugiu dele disfarçando-o com outro ponto de vista menos polêmico:  você já viu revista hentai não vender, Lune-chan?
Lune nunca conseguiu vencer os argumentos da sua avó, nem havia como, dada a diferença de idade e vivência, então  ela preferi se ater à aspectos mais inofensivos e não a enfrentar mais:
-Eu sei muito bem as implicações da cultura machista, e as revistas com mulheres nuas fazem parte desta visão comercialista de exploração do corpo da mulher, vó. Mas isto é o que trás o dinheiro e o sustento aqui para casa...
-Deixa para lá, Lune-san, outra hora conversaremos direito sobre estas coisas. A questão é: eu vou aí visitar vocês hoje. Daqui a pouco vou pegar o trem, peça para sua mãe vir me buscar na estação, por favor. Chegarei a tempo do almoço.
-Esta bem, vó, eu aviso à ela. Vai ser bom tê-la de volta conosco !
-Eu também acho, querida, estou com saudades de todos vocês !Até já, beijos !
-Até já, beijos, vó!
Mais tarde, com todos reunidos para o café da manhã, Lune contou a novidade.
-Momiji-san, porque você não me avisou que sua mãe iria chegar hoje?
-Ah, Kazuo-kun, nem eu sabia! Ela tem cada uma!
-Que bom que a vovó vem nos ver, mãe! Estou com saudades dela !
-Acho que você é o único aqui que realmente gosta dela, Otaru...também, ela faz todas as suas vontades !
Então Lune interviu:
-Ah, eu também gosto dela, só acho que ela implica demais com o papai!Ela não se conforma de ele desenhar para viver...
-É uma questão de gerações, filha. As pessoas da idade dela acham que só médicos, advogados etc, ganham dinheiro de verdade.É preciso entender as pessoas de acordo com o passado, as limitações e experiências de vida delas, filha.Mas a sua avó é uma boa pessoa, apesar do gênio dela, que aliás lembra muito o da sua mãe...
-Kazuo-kun !Por um acaso  você está me chamando de velha?
E a tigela de arroz voou direto na cara dele.
Ele não se perturbou, deu um sorriso, limpou o rosto e brincou:
-Eu não disse que sua mãe tem um gênio daqueles ?
E soltou uma gargalhada.Todos , menos Momiji, riram, só ela que ficou de cara amarrada e fez beicinho.
E assim prosseguiu o café da manhã.
Quando Lune chegou da escola, suaa avó já tinha chegado.
-Oi, Lune-chan! Como você cresceu!E se desenvolveu também, está uma moça feita ! E linda !
-Obrigada, vó,como foi de viagem?
-Ah, os trens de hoje são tão rápidos...foi muito boa, nem senti!E então, ouvi falar que você finalmente conseguiu seu primeiro namorado?

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário