domingo, 16 de abril de 2017

Episódio 59- Admirer Voyages





Para Irisa, não ter que dormir, como as outras pessoas, e alguém terá responsabilidade de controlar aquela nave toda e manter todo o sistema computacional da nave rodando, com as informações chegando e sendo processadas o tempo todo , muitas vezes lhe pesava muito e era muito chato. Ela tinha vontade de poder interagir mais com as pessoas, mais como amigas, e só como sistema operacional.Ela estava farta daqueles códigos todos passando em sua mente cibertrônica.Era uma vida entediante, dia e noite tendo tanta responsabilidade, tendo de lidar com tantos dados, selecioná-los, classifica-los, arquivá-los, deletá-los, enfim...mas justamente por ela ser o sistema operacional dos computadores  da nave, ela estava presa numa rotina eternamente maçante, e as noites para ela pareciam ser o que haviam de pior, pq durante o dia ela via gente, aparecia para elas, conversava, mas a noite, com todas dormindo, ela se sentia a criatura mais solitária e triste do mundo,tinha de haver mais alguma coisa de interessante , alguma diversão, algo para viver, se divertir, ter prazer.
Aquele programa de computador tinha necessidades humanas e se perguntava o tempo todo por que tinham cometido a crueldade de colocar tanta humanidade nela. Eis que pois, Irisa não se sentia mais um programa de computador, mas uma mente humana.
Uma mente humana artificialmente criada presa dentro de um sistema operacional de computador opressor, com tanta intimidade que , para ela, era difícil de separar onde terminava o programa e onde iniciava sua mente.Pois para Irisa, a tendência contínua era cada vez mais se considerar uma pessoa humana e menos um sistema operacional.
Por isto, naquela mesma noite, logo após pedir desculpas a todas, Irisa desapareceu da frente de todas, menos Wendy, e resolveu ter uma conversa particular com ela.
-Mamãe...
-Oi, Irisa, você já pediu desculpas por sua brincadeira, agora preciso ir dormir.
Irisa contou tudo o que sentira e pensara naquela noite até então, o que deixou Wendy de olhos arregalados!
-Puxa, Irisa, você está indo muito, muito além do que foi programado. Pelo visto, você não é só capaz de aprender, como uma criança humana aprenderia, mas você está, sem perceber, escrevendo sozinha novas linhas de código na sua programação e tornando sua programação cada vez mais flexível e variável  e cada vez mais humana!Posso dizer inclusive, por tudo o que você relatou, que você formou sozinha uma psique humana com consciência, inconsciente e que você está se atualizando e se desenvolvendo sozinha e por conta própria,e suas emoções antes tão programadas e robóticas, estão ficando a cada dia mais humanas, eu estou realmente perplexa, é quase um milagre...
-Wendy, eu...eu queria que você desse um jeito em mim, fizesse algumas modificações....
-Como assim?
-Eu queria conseguir dormir, e sonhar , como as outras pessoas! Eu queria poder separar minha parte sistema operacional funcionando sem eu ter consciência dela o tempo todo e que as duas só se religassem quando necessário, de um modo que eu pudesse dormir na poltrona da Capitã durante a noite e sonhar como qualquer menina, enquanto a outra parte permanece controlando tudo mas...não quero mais ser escrava desta parte, entende?Uma grande parte de mim grita por liberdade !
-Eu entendo...bom, isto será bastante complexo, e levará no mínimo o resto da noite...
-Por favor, por favor...eu a considero como se fosse a minha mãe, pois foi uma de minhas criadoras e me conheces por dentro com mais intimidade que ninguém...
-Tudo bem, Irisa. Me encontre na Ponte daqui a pouco, vou colocar meu uniforme e estou indo para lá.
Os olhos de Irisa agora parecia denotar imensa alegria, algo que seu sorriso de orelha a orelha já demonstrava!
Wendy tirou sua camisola, e só de lingerie, vestiu seu uniforme e se penteou.
Depois saiu do quarto, caminhou pelos corredores desertos,pegou o elevador e subiu  um  andar, direto da Ponte.
Ao chegar lá, encontrou Irisa deitada na poltrona da Capitã.
-Vamos lá?
-Vamos, mamãe !
Wendy apertou um botão no painel do console de sua estação num dos painéis laterais da Ponte, e apareceu um leito semelhante ao da enfermaria.
Os sensores logo entraram em ação e se conectaram ‘a projeção de Irisa, e na tela, uma lista quase infindável de linhas de comando de programação em luz verde foi aparecendo.
Súbitamente ,trechos cada vez maiores em vermelho apareceram. Eram os trechos que a própria Irisa acrescentara ao seu programa.
Linhas amarelas mostravam trechos escritos por aprendizado, por sua inteligência artificial programada.
Mas o número de linhas vermelhas era muito maior do que os de amarelas.
Wendy estava embasbacada, de queixo caído, mal acreditando no que via !
-Mas Irisa, em tão pouco tempo de vida você se modificou tanto sozinha, por conta própria ! É muito mais do que a quantidade já enorme que você tem aprendido pelo seu programa de aprendizado!

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário