domingo, 8 de março de 2015

O Presídio- Episódio 43


-Meu caro Cidadão 1, eu sei que você não quer, nem pretende ou almeja o meu lugar, mas gostaria de confirmar para você algo que você provavelmente já sabe: quem escreve as regras do livrinho das regras aqui sou eu. Eu as faço, desfaço, modifico à minha vontade. Mas, e se você pudesse fazer as regras aqui também? Se eu lhe outorgasse este poder, esta responsabilidade, o que faria? Quais regras mudaria, quais você criaria?Quais você aboliria?
-Onde você quer chegar? Isto seria uma maneira indireta e não oficial de me tornar o Diretor? E o que você ganharia com isto?Xeque !
-Pense na seguinte frase: “Se você quer vencer a guerra, dê poder a seu inimigo” ! Xeque-mate !
-Esta frase é ilógica ! Não tem sentido, é contraditória !
-Não acha que é uma frase de estilo bem maquiavélico?
Não havia saída, 133144 tinha de concordar, e eu também, ao vê-los e ouvi-los pelo telão.
-É, pensando bem, você tem razão. Mas isto é manipulação de raciocínio!
-Tudo bem, olhe, este decreto que acabei de assinar, lhe dá plenos poderes para criar, modificar, ou revogar qualquer regra que você queira. Qualquer uma delas, todas, se você quiser. Amanhã, no seu escritório, você receberá um livro em branco, onde fará suas próprias regras. Se você quiser, é claro!
-Depois iniciaremos um novo jogo. E não será só de xadrez ,Diretor !
-Muito bom ! Eu sei exatamente o que fará, por isto confio em você. E é por isto que lhe estou delegando tamanho poder. Tudo o que você criar, modificar e revogar, eu vou aprovar e terá força de Lei. E eu me comprometo oficialmente a não modificar o que você modificou, e não interferir neste seu novo poder, para que realmente valha, e em tempo real ! Certo? Bom, será um grande prazer jogar com você ! Está dispensado, Senhor Vice Diretor !
Depois de toda esta conversa, 133144 parecia nem ter se dado conta de que tinha perdido o jogo de xadrez com o Diretor.
Ele saiu pensativo e eu o vi entrar em seus aposentos.
Resolvi espionar a conversa dele com a 500800.
-E ai, querido, como está se sentindo? Eu vi pelos telões o que aconteceu...
-Como se uma tonelada me pesasse aos ombros, meu bem. Eu realmente não entendo este Diretor. Talvez ele esteja me dando este poder para que eu seja culpabilizado pelas consequencias demeus atos. Fazer as Regras é uma responsabilidade gigantesca, é mexer com a vida de toda a população do Presídio...
-Talvez seja esta exatamente a intenção dele, meu querido: fazer você se colocar no lugar dele e sentir como ele se sente sendo o Diretor. Fazer você sentir na pele as responsabilidades envolvidas no seu cargo...não, eu diria até além: fazer você sentir o peso da responsabilidade da revolução que você quer promover, e se perguntar se é realmente isto o que você quer para você e o povo!
-Mas uma revolução com um novo código de Leis ditado por um só não é uma revolução, é a troca de uma ditadura por outra !
-Lembra das lições de História, nos livros que lemos? Após a queda da monarquia, quem acabou tomando o poder depois da revolução francesa terminar?
-Napoleão Bonaparte.
Respondeu 133144.
-Exato, saiu um Rei, e depois de uma inteira revolução, a ditadura monárquica foi substituída por uma ditadura militarista !Entende agora, amor?
-Ah, eu nunca deveria ter subestimado a inteligência dele! : “Se você quer vencer a guerra, dê poder a seu inimigo” ! Claro, agora eu entendi! Se eu fizer novas leis, estarei sendo um ditador e o povo me odiará ainda mais! Porque eu não estarei ouvindo o povo, e impondo a eles minhas próprias leis, e como sabem que já sou vice-diretor, desconfiarão das minhas intenções !
- Acho que vai mais fundo, meu amado 133144: ele quer te provar que não há solução fora da ditadura, que tudo no fundo é ditadura, e que no fim, tudo muda para nada mudar 

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário