domingo, 29 de março de 2015

O Presídio-Episódio 57



-Uff ! Escapamos !
-Ainda é cedo para dizer, 100169 !Mas ao menos estamos mais seguros aqui do que estaríamos lá !
-Quero ver o que farão quando descobrirem que não estamos lá. Acho que é questão de tempo para nos acharem aqui.
-Fique tranquila, 500800, só nós sabemos desta caverna!
-Mas e se acharem a porta, Diretor?
Eu respondi.
-Venham comigo, tem muitas coisas que vocês não sabem !
Nós seguimos o Diretor, e entramos por um labirinto de corredores estreitos, úmidos e escuros.Como ele conseguia se localizar tão bem dentro daquela complexidade toda, eu não entendia !
Mas a resposta viria logo.
Pouco depois, um dos corredores se alargou e desembocou em uma pequena câmara, e no fundo dela, havia uma porta de metal que parecia bastante pesada. O Diretor usou suas chaves e abriu a porta, e o que se viu foi um imenso salão revestido de concreto, um verdadeiro bunker!
Um interruptor foi ligado, e não só o salão, mas os corredores da Caverna foram iluminados por luzes elétricas.
Após o hall principal, encontramos uma sala com dezenas de monitores enormes-era uma sala de vigilância, cujos sistemas foram ligados.
-Por aqui podemos ver tudo o que acontece no Presídio. E respondendo à sua pergunta, 500800, quero que veja isto. Esta é a câmera em frente  à porta da caverna. Agora observem:
O Diretor apertou um botão e uma parede desceu, cobrindo a porta e se encaixando perfeitamente no restante da parede do corredor.
-Como podem ver, ninguém jamais nos achará aqui ! Estamos seguros !
-Mas até quando ficaremos aqui? Eu não posso ter minha filha em um lugar destes !
-Estão vendo as outras portas? Tem uma cozinha com uma geladeira imensa, que ocupa toda uma parede, com estoque de comida para anos, se necessário!E tem diversos quartos, com roupas, e todo o necessário para viver aqui. Tem até um centro cirúrgico completo para fazer o parto!
-O senhor pensou em tudo, heim, senhor Diretor?
Eu disse, animado.
-Ah, pensou, pensou sim, pensou mesmo, viu? Esqueceram que ninguém aqui é médico?
-Eu tenho conhecimentos médicos, 500800. Mas vamos ver o que está acontecendo lá no Presídio !
Nos sentamos nas cadeiras na frente da bancada de monitores, e vimos horrorizados a guerra em curso, o caos, a matança desenfreada dos que resistiram , e vimos inc~endios generalizados pelo Presído todo, e foi com tristeza que vimos as torres de vigilância, e principalmente, a Grande Torre, desabar em chamas!
Era lá que ficavam os gabinetes do Diretor e  de 133144, que agora não existiam mais.
Porém, após as comemorações de vitória, os revoltosos se dividiram em diversas facções, disputando o poder e uma segunda guerra aconteceu.
Depois de algumas horas, não aguentamos mais ver aquilo, e fomos para a grande sala de estar.
Nos sentamos nos grandes e confortáveis sofás de couro preto, e o Diretor foi o primeiro a puxar conversa:
-É, esta aí a revolução que você tanto queria, Cidadão 1!
-Não seja irônico, Diretor. O senhor sabe que não era esta a revolução que eu queria!
-Mas foi no que deu, não foi? Ou vais negar teres sido o grande responsável por tudo isto?
-Diretor, o senhor está sendo injusto com ele ! Estamos todos na mesma situação, e ele não tinha como prever que tudo isto iria acontecer!
-Ah, não, Cidadã 2? Depois das medidas que ele tomou, quais consequencias vocês acham que iriam ocorrer?
-Primeiro: é impossível prever o futuro,segundo, nem todas as ações tem necessariamente as consequencias que previmos terceiro, eu não fui o único a agir !Se você não tivesse me colocado como vice diretor e não tivesse nomeado o 100169 para chefe da DIIS, as coisas teriam tomado um rumo bem diferente!
Respondeu 133144.
-Ah, sim, eu lhe deleguei poderes, lhe dei um cargo altíssimo e as consequencias foram ver você falhar miseravelmente e se tornar um fracassado! Eu te dei as chances e você não as aproveitou, ingrato !
133144 se levantou para o sofá, indignado e gritou:
-Foi você quem falhou ao não me dar as chances adequadas, que eu poderia ter aproveitado!Pombas, eu sou inexperiente neste cargo e afinal de contas, eu sou...
-Apenas uma criança, Cidadão 1. Sim, sim, foi o que você provou ser mesmo. Provou que esperei demais de você, mais do que você poderia dar conta! Agora, já que você aponta o dedo na minha cara e me diz que não te dei as chances certas, então me diga, garoto, quais seriam elas?
133144 estava de olhos arregalados, ele não esperava tal resposta , e subestimara a inteligência do Diretor de novo.Atônito, pego de surpresa, engolindo seco sua revolta e  inconformidade, com a sensação humilhante de impotência de ver que não tinha esta resposta de pronto e precisava de tempo para pensar, e com o complexo de inferioridade gritando que ele perdera o debate, com lágrimas nos olhos ele deu as costas a todos, foi ao seu quarto e bateu a porta com força.

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário