domingo, 15 de março de 2015

O Presídio- Episódio 44


-Não sei, ainda estou confuso, indeciso...
-E se você convocasse eleições?
-Os presos nem sabem o que é isto, e se o Diretor for candidato, ganha. Ele tem a DIIS nas mãos ,querida!
-Não, quem tem a DIIS nas mãos é você, afinal o 100169 é seu amigo!
-O Diretor o cooptaria facilmente. Ele é só uma marionete nas mãos do Diretor.
-E você não é? Não seríamos nós? Aliás, não seria o Presídio inteiro o brinquedo do Diretor? Não está na hora de romper as cordas e se rebelar?
Disse 500800.
-Vai ver é este o propósito dele! Veja, eu quero causar uma revolução, mas não lidera-la, não tomar o poder para mim.
-Querido, ele já o fez tomar o poder para si ao te colocar como Vice Diretor! Agora, fazer uma revolução, sem lidera-la e sem atender a voz do povo, que quererá você no poder, é uma contradição! Achariam que você estaria se acovardando, e pior, poderia haver uma guerra civil pela disputa do Poder !
-Eu entendo...por isto ele me deu um xeque mate !Uma revolução nestas condições estaria completamente desmoralizada e eu estaria me corrompendo !Ele me deixou numa situação sem saída !
-Pior, querido, é que se você não mexer no livrinho de regras amanhã, o povo vai te achar covarde também ! E se não concordarem com as novas regras, vão te odiar mais ainda !
-Ah, está cada vez mais complicado...
Disse 133144, desanimado.
- E se você saísse pelo Presídio consultando as pessoas , ouvindo as vontades delas?
-Como vão ouvir um Vice Diretor, querida? As pessoas me odeiam agora !
-Então peça sua resignação do cargo !
-As pessoas acharão que estou fugindo das responsabilidades, minha esposinha !
-Toda situação tem uma saída !E gostei de você me chamar de esposinha !
Disse 500800 dando um selinho em 133144 a seguir.
-Acho que vou para a Biblioteca me inspirar...
-Boa idéia, vou com você !
E o casal saiu de seus aposentos e foram para a Biblioteca.

Depois de horas lendo Hobbes, Locke, Maquiavel, Montesquieu, Rousseau, e Comte, foi nos livros de Gramsci que ele encontrou a solução, a julgar pelo largo sorriso e pela expressão de alegria dele que eu via na câmara de monitoramento da Biblioteca.
-Vamos para o meu escritório, querida !Já sei o que vou escrever !
Como eu estava na sala privada de vigilância da Chefia da DIIS, mudei o canal para o escritório do 133144, e lá pude ver o que ele escrevia, entusiasmado, e pude notar que ele não o fazia secretamente- sabia que eu e o Diretor estávamos olhando o que ele fazia e queria mesmo nos mostrar.
As Regras que ele acrescentou foram:
“ A partir de hoje, fica livre o acesso à Biblioteca, tendo todos os internos direito de usá-la e ler qualquer obra que quiser”
“Fica abolida a partir de agora a pena de Morte, A prática da tortura e o limite de vida de sessenta anos para todos os internos”
“Fica permitido a partir de hoje o ensino de Literatura e filosofia nas escolas”
“Fica permitida a reprodução natural, sem prévias autorizações das autoridades, nem processos administrativos ou civis”
“Fica permitido a partir de hoje os internos se organizarem e fazerem protestos contra as autoridades ,as quais passam a não mais ter direito de coibir, proibir ,dificultar, cercear ,impedir ou reprimir”
“Fica abolido a partir do dia de hoje o uso de tapa olhos e fica permitido olhar para cima e para todas as direções”
Logo depois que ele terminou, ele me chamou para i escritório dele e fui me encontrar com ele.
-Por favor, 100169, leve o novo livrinho de Regras com as novas regras que criei para o Diretor implementá-las.
-Sim, 133144.
Imediatamente subi ao gabinete do Diretor, que sem dizer palavra, mas com um sorriso enigmático no rosto, colocou seu carimbo de aprovação nas novas regras e  exibiu a audiência para todos verem nos telões.

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário