terça-feira, 24 de março de 2015

O Presídio- Episódio 52



O povo estava algo atônito, sem ação, sem entender direito o que tinha acontecido e permanecia em silêncio.
133144 então voltou ao microfone:
-Muito bem, por hoje é só, estão liberados !
Os guardas foram logo dispersando a multidão, e muitos cochichavam entre si.
Foi quando um aplauso irrompeu, junto a uma voz trovejante e bem conhecida:
-Muito bem, muito bem, excelente !Meus parabéns, Cidadão 1,tens a minha aprovação !
Era o Diretor, falando do microfone do palanque.
Eu já não sabia se tal fala nos favoreceria ou não. Mas 133144 saiu abraçado com sua esposa e fez um gesto de agradecimento e despedida para o Diretor, e eu saí abraçado com a 220967. E todos nós estávamos escoltados pelos temidos guardas da DIIS.
Eles foram para os aposentos dele, e eu levei minha nova companheira para minha cela.
-Querido, está na hora de te agradecer !
Ela disse ao chegarmos, se desnudando.
No dia seguinte, parecia que nos conhecíamos há muito mais tempo. Eu não sei se ela mudara completamente, se estava fingindo, ou se procurava me agradar, mas ela estava doce e carinhosa, e os sentimentos dela pareciam profundos e reais. E eu me perguntava até quando aquilo duraria.
Mas o importante é que eu estava agora com um sorriso no rosto e o coração leve. Eu mesmo ficava surpreso de ver como minha mágoa, minha tristeza e revolta sumiram de maneira tão rápida, e não conseguia entender aquilo, estava eu ainda desconcertado, tudo tinha acontecido rápido demais!
Mas enquanto eu pensava comigo mesmo, eu via presos se reunindo voluntariamente na praça central, e um deles gritava palavras de ordem e incitando os demais a se revoltarem. O motivo da insatisfação era a burocracia abundante, em que tudo só era resolvido depois de longos processos, em especial, a internação no Curatório, que poderia levar meses e cuja demora levava muita gente a morrer sem assistência.
Quando me viram, no entanto, todos me olharam assustados e pararam de gritar, e começaram a se dispersar. O uniforme de Chefe da DIIS é quem trazia todo aquele pavor.
Nos velhos tempos ,se algo assim acontecesse, agentes da DIIS teriam cercado a praça e massacrado ferozmente os manifestantes sem dó nem piedade, e muitas mortes ocorreriam. Mas eu fingi que não vi e segui em frente.
Logo eles se reuniam outra vez e voltavam a seu evento de protesto, algo realmente inédito no Presídio.
Olhei para os muros e pude reparar: agora os muros estavam bem mais baixos e já faltavam muitos tijolos, a ponto de uma estranha bruma entrar e deixar o ambiente meio nebuloso, atmosfera de sonho.
Tudo ali era novo demais para mim, e eu me debatia entre o antigo e o novo,entre o que eu me acostumara, e a minha surpresa, entre meus limites e minhas liberdades, uma angústia que eu não saberia descrever, sentimentos conflitantes! Era melhor como antigamente, ou seria melhor do jeito que estava agora:?Por que raios ter saudades e sentir falta dos meus limites? Por que raios eu me sentia tão inseguro e desconfortável, mas ao mesmo tempo feliz e esperançoso?
Foi com estes devaneios que entrei no meu gabinete e fui recebido pela minha nova assistente,e quando a vi, levei um susto:
-500800?O que você está fazendo aqui, menina? Ainda mais com este uniforme de vice chefe da DIIS?
-Meu marido me nomeou hoje. Agora farei companhia para você e te auxiliarei nas suas funções!
Disse ela com um sorriso amável. Ela era tão baixa e pequena, que o uniforme parecia pesar toneladas em cima dela !
-Mas você está grávida, não vai conseguir trabalhar por muito tempo...
-É provisório, eu vou conhecer todas as agentes daqui e vou escolher mais para a frente uma substituta, quando o meu ventre já estiver grande e pesado demais!
-Ah, então sejas benvinda !
O dia então prosseguiu normalmente  e outros oficiais foram ensinando o trabalho para ela.
Agora era agradável chegar em minha cela:eu era bem recebido e me sentia amado e querido, e começava a nascer um forte sentimento dentro de mim.
E não seria só um sentimento: algumas semanas depois eu viria a descobrir que a 220967 tinha engravidado, e que um novo filho estava a caminho !

Finalmente tive oportunidade, uns dias depois da estréia de 500800 como minha assistente, de poder conversar novamente com o atarefado 133144, sempre com muito trabalho a fazer em seu gabinete.

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário