sábado, 24 de janeiro de 2015

O Presídio - Episódio 7



-Pode se revelar, 100169,eu sei que você nos observou o dia todo.
-É meu dever.Por sua causa tive de preencher um monte de requerimentos hoje.
-E sua vida não é preencher requerimentos, 100169?Olha, eu já vou indo dormir, estava pensando na 500800...então, antes de eu ir me recolher,vou deixar uma pergunta no ar.Primeiro ,olhe para cima e observe o céu.
-É proibido olhar para cima,Lei de número 714.818, artigo119,cláusula F...
-Ah, deixa estes malditos regulamentos para lá, rapaz!Pelo menos uma vez, não tem mais ninguém nos olhando aqui !
Olhei para o céu e vi pequenas luzes brilhantes ao longe.
-O céu está estrelado hoje, não há nenhuma nuvem !A pergunta que lhe deixarei é:O que será que existe além do Céu azul?Amanhã a noite, a esta hora, gostaria de ouvir a sua resposta!
Fiquei intrigado com aquela pergunta, afinal, o céu não estava azul, e que sentido havia em haver alguma coisa além dos muros do Presídio?Se eu estava feliz naquele mundo tão pequeno e limitado, por que teria de haver outro mundo maior, desconhecido?Apavorava-me até a alma pensar que existisse um desconhecido tão maior que eu, tão maior que meu mundo, as regras confortáveis da normalidade que eu me acostumara e que davam sentido à minha vida?
Mas o que ele dizia me intrigava e eu, repentinamente não conseguia mais pensar nas minhas regras cotidianas.Comecei a pensar m coisas que nunca pensara antes:será mesmo que minha vida tinha sentido?Como eu poderia ser feliz, se eu nunca beijara minha mulher?Será que eu amo a ela?Será que ela me ama?O que é este tal de amar?Porque 133144 diz que amar não se explica, se sente?
Minha lanterna passou pela cela da 500800. E ela estava sentada , ajoelhada com as costas na parede,com um olhar perdido, para o nada.Repentinamente, ela começou a colocar as mãos na parte da frente do corpo entre as pernas, e gemer baixinho, de modo estranho.As calças estavam baixadas, e como era proibido ver os prisioneiros sem roupas, fui embora, sem entender o que ela estava fazendo afinal.
Ao chegar em minha cela, encontrei minha mulher.
Fechei a porta gradeada da cela,e sem falar nada, de surpresa, imitei  o 133144, com um beijo.A reação dela foi a mesma,uma grande surpresa, depois, felicidade...
E foi a melhor noite de minha vida, algo que nunca mais esqueci na minha vida...pensei comigo de manhã, que no fim, apesar de tudo, 133144 estava fazendo algo novo sim, mas algo bom, e que que não deveriam ter regras contra isto.Picotei todas as requisições  e requerimentos para novos regulamentos e decidi fazer de conta que não tinha visto nada.Decidi que procuraria ajudar o 133144 em tudo o que fosse possível, por que, enfim, eu tinha de admitir para mim mesmo, eu o admirava, e começava a entender que poderia ser bom ser diferente!
No dia seguinte, um pouco antes de amanhecer, 133144 me pediu para que eu o levasse a uma das torres de vigília.
Eu tinha acordado cedo, mais do que de costume, e ainda estava meio sonolento.Normalmente eu não era escalado para as torres de vigília, mas, por coincidência, um dos guardas de uma das torres tinha adoecido e fui escalado para substituí-lo.Não sei como 133144 tinha ficado sabendo disto,mas deu para notar que o pedido dele era estratégico.Ainda assim,como era ainda muito cedo e todos dormiam,resolvi atender ao pedido dele, embora estivesse violando as regras,pois normalmente o acesso às torres era vedado aos prisioneiros.
Subimos até a torre, onde olhamos pelo parapeito, vislumbrando dali todo o Presídio.
-100169, já ouviu falar na palavra "Liberdade"?
-Não, nunca ouvi falar.O que significa?
-Espere só um pouquinho, o espetáculo vai começar !
-Espetáculo, o que é isto?
-Estou me referindo ao nascer do Sol!Nunca o viu?
-Eu nunca reparei, estou sempre ocupado...

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário