segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Presídio-Episódio 16





-Estas figuras me dão medo, querido ! Será que ainda tem destes animais por aqui? Parecem perigosos !
Disse 500800, sentindo sua espinha arrepiar de medo.
-Não, querida, estes animais já estão extintos há milhares de anos, fique tranquila, vamos seguir em frente !
E assim continuamos em nossa jornada de exploração. Não posso negar que aquelas pinturas me impressionaram muito, pois eu não sabia que tinham existido outros povos,que existiam animais e não apenas seres humanos, emuito menos que existia todo um outro mundo além dos limites do Presídio. Mas o que mais me assustava, era saber que existia uma outra mente além da consciência de meu confinamento : uma consciência capaz de se expressar e expressar o mundo, seu mundo, e o colocar em forma de figuras, que ao serem olhadas, fazem reviver um mundo que já existiu e já fora extinto! A comparação mental com o que sempre vivi no Presídio era inevitável, e muitos questionamentos me intrigavam ao aflorar em minha mente conturbada e confusa com tantas novas informações e fatos: Será que eu era mais livre, mas independente, mais expansivo, mais vasto em minha consciência de mim mesmo, na minha consciência do Mundo? Será que a Sociedade em que vivi toda a minha vida extinguiu minha humanidade dentro de mim, me limitou, me cerceou, me tornou cego a tantas outras coisas que existiam além dos Muros do Presídio?
Passei estas questões para 133144 enquanto caminhávamos e ele me respondeu:
-Sendo bem lacônico, nós é que construímos nosso Presídio em volta de nós!
-Como assim,133144?
Perguntei, atônito, com a resposta dele, assim tão intrigante e misteriosa!
-Somos nós que erguemos nossos muros, e se nos deixamos extinguir em nossa essência de ser, para sermos o que a Sociedade quer de nós, fomos cúmplices e culpados, pois cada um de nós é um tijolo deste muro, e ao consentirmos que a Sociedade nos limitasse, nós colaboramos com ela e a construímos. Ao juntarem-se os muros que todos fizemos em volta de nós mesmos para nos isolarmos em nosso egocentrismo e individualismo, nos tornamos mais um tijolo nos muros que a Sociedade levantou em volta de si mesma, eis que pois, se somos individualistas e egoístas, é porque refletimos o que a Sociedade é:limitada e voltada para dentro de si mesma, autocêntrica!
-Somos o que a Sociedade faz de nós, e a Sociedade é o que fazemos dela!
-Isto mesmo, amor, você entendeu tudo perfeitamente!
Disse 133144 para 500800.


-Então o Presídio só existe por que nós é que o construímos com nossos consentimentos e por nos deixarmos influenciar  pela vontade da Sociedade,133144?
-Sim,100169. Mas nos deixamos influenciar porque construímos estes muros em volta de nós. Mas se libertarmos nossas mentes,o Presídio se libertará de si mesmo, ou seja, cessará de existir, pois não terá mais sentido. Há tanto de nós dentro de nós mesmos, quanto há fora de nós, por que a maneira que percebemos o Mundo, a Realidade, pode nos aprisionar ou nos libertar. É a maneira como a vemos que irá fazer de nós mesmos o que queremos ser ou viver, e o que irá fazer da Realidade o que ela é para nós. Se a vermos com olhos de prisioneiros de nós mentes e nos limitarmos,a nossa Realidade será nosso Presídio. Se decidirmos, pelo contrário, expandir nossas mentes, conhecimentos e nos aventurarmos para além de nós mesmos, a Realidade irá muito além de ser um Presídio para nos conter, será todo um Mundo inteiro para nós. Vejo como uma verdade insofismável para meu ponto de vista pessoal, que nosso Livre Arbítrio nos é, ao mesmo tempo, Liberdade e Prisão. Pode bem  ser um ou outro, dependerá apenas de nossa decisão.Mas ele é humano como nós, faz parte de nós e nos faz o que somos, posto que é nossa essência: ambíguo e contraditório ,é a imagem de nosso espelho pessoal, para qual podemos escolher olhar ou cerrar os olhos, e esta, meu amigo, esta é simplesmente a decisão mais aterradora que podemos ter de tomar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário