terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Presídio -Episódio 17



Não consegui responder depois de tudo o que o 133144 dissera!
Permaneci calado, refletindo profundamente sobre as palavras dele, enquanto caminhávamos pela escuridão.
500800, no entanto, não conseguia ficar muito tempo calada e perguntou a 133144:
-Amor, você não acha que esta caverna, com seus labirintos intrincados e toda esta escuridão apavorante e animais desconhecidos, daria uma excelente analogia para a Mente Humana? Mais precisamente, com o inconsciente humano?
-Excelente pergunta, meu bem ! Daria sim e dá mesmo, de fato. Porque temos medo a escuridão? Porque nos é desconhecida. Por que temos pavor de cavernas? Por que seu conteúdo é desconhecido, e se é desconhecido, pensamos que pode esconder mil coisas igualmente desconhecidas. Nossa imaginação se adianta e cria o que não existe. Não existe? Talvez exista !A dúvida, eis que pois, assusta por que angustia, por que traz uma ansiedade angustiante, sofrimento, e temos medo de sofrer. Por que temos medo de labirintos? Por que tememos nos perder , e de lá nunca mais sair. Ou seja, é a Loucura, que nada mais é do que estar perdido dentro de seu próprio inconsciente sem achar a saída e se deixando dominar por ele. A loucura é o caos, e o caos é a fragmentação, a desintegração do Ser, uma transformação de resultados imprevisíveis. Imprevisível como a escuridão, como os labirintos, como as cavernas, tudo tem o potencial de esconder alguma coisa de cruel, hostil, perigoso,horrendo.E quando se está perdido, não há para onde fugir, onde se esconder, o previsível, o refúgio seguro do nosso conforto emocional, da nossa auto confiança e auto estima, não está lá, não pode ser encontrado, é a iminência do enfrentar que nos persegue tenazmente e não nos dá trégua e nesta jornada podemos encontrar o que mais tememos: nós mesmos!
Ou melhor ainda, a imagem que fazemos de nós mesmos sendo destruída pelo reflexo do espelho que mostra a nós como realmente somos, e não como gostaríamos de ser. Então, é no imenso e infinito espaço de nosso inconsciente que podemos encontrar quem realmente somos.
E o que realmente somos é o grande monstro que nos persegue e que nos recusamos terminantemente de ver e mesmo admitir sua existência.
E por que não conseguimos escapar dele? Por que ele faz parte de nós, da nossa essência, ele de fato existe, mesmo que contra a nossa vontade, pois a única Realidade que de fato existe é a que está dentro de nós, o nosso inconsciente!
-O que faz de nós o que somos é o que fazemos de nós mesmos. E o que fazemos de nós mesmos nem sempre é consciente, pois somos dominados pelo que desconhecemos de nós mesmos, e que não queremos conhecer, ou o que pensamos que somos, qual máscara, cairá, e a consciência do que pensávamos ser, a idealização de nós , que mesmo inconscientemente fazemos, e talvez por isto mesmo,cai por terra e é destruída, e é este o nosso terror, pois tudo que é previsível, conhecido, nos é seguro e confortável, cômodo, e no fim, não queremos sair da prisão que fizemos para nós mesmos, para evitar que nos aventuremos  a buscar pela nossa essência e verdade, a realidade interna nossa que faz de nós o que realmente somos, e descobrir do quê, na verdade, somos feitos, é como ver nossas próprias entranhas, nosso próprio sangue, é mais seguro olharmos para fora e não admitir que temos todo um vasto mundo dentro de nós, que clama por atenção !
Respondeu 500800.

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário