segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Presídio- Episódio 29



Capítulo 29

Um dia, 133144 me chamou para uma nova conversa no pátio.
-100169, eu não sei se acaso percebestes, mas eu sim. Já notaste que o Diretor chama a si mesmo de Cidadão Zero e a todos os outros de Prisioneiros? Então, que raio de sociedade é esta, deste Presídio, que só tem um único cidadão e todos os outros, inclusive guardas como você , ou mesmo os agentes da DIIS, são considerados prisioneiros?
Porque ele não seria prisioneiro, se ele está aqui conosco e como nós, não tem como sair? Ou existe um meio? Afinal, agora sabemos que existe algo além do Presídio, talvez uma floresta, um deserto, não sei...
-133144,ele está ouvindo nossa conversa agora, e nos vendo...
-Que ouça, eu não me importo, inclusive quero que ele ouça mesmo! Mas você não respondeu minha pergunta!
-Sinto muito, garoto, eu , com meus parcos conhecimentos, sou incapaz de responder suas questões...
-Eu meio que já esperava esta sua resposta...
-Então por quê perguntou? Não teria você entrado em contradição também?
-Por que só estamos eu e você aqui no momento e eu queria que ele ouvisse as minhas questões! Ademais, meu amigo, contradições são o âmago do conhecimento, a matéria de que o saber é feito. É na contrariedade que se aprende, é nela que a pessoa se vê obrigada a rever e revisar seus conceitos e seu raciocínio e aperfeiçoá-los ! O ato de entrar em contradição é um grande professor ! Pois é ele quem refina e aperfeiçoa, em última análise, nossos argumentos, para vencer os do oponente na próxima vez, já que debate algum é definitivo por natureza.
-Então, todo debate é uma guerra?
-Não, eu vejo um debate como um jogo estratégico. Xadrez, por exemplo.
-Mas neste jogo, o Diretor é muito mais velho, experiente e tem muito mais conhecimentos que você ! Como irá ganhar dele? Não seria por acaso muita pretensão, um desvario? Não estaria você sendo presunçoso e arrogante, com excesso de auto confiança, talvez não justificável? Isto não me parece muito lógico para mim!
-Ah, meu caro 100169, eu fico feliz e orgulhoso de ver como tens progredido, e usado mais sua inteligência e expandido seus horizontes e feito questionamentos cada vez mais inteligentes e interessantes, tens realmente aprendido muito !Parabéns ! Agora sim dá gosto conversar contigo !Olha, é exatamente este o grande desafio: juventude  x experiência.Mas posso te falar uma coisa,meu amigo?Observe ali na frente, na oficina de sapataria, em que outros prisioneiros estão trabalhando, fabricando calçados. Você sabe bem que todos nós temos apenas dois tipos padrão de calçados: um feminino e um masculino. Observe que o Instrutor ensina todos eles a pregar as solas e a costurar o couro sempre da mesma forma, da mesma maneira.   Ele é muito experiente nisto, tem prática de décadas nisto. Tem muito mais experiência que eu. E é muito mais velho que eu. Porém, eu posso inventar uma nova maneira, mais eficiente , de pregar solas e costurar o couro,uma maneira mais rápida e fácil, que exija menos trabalho e que possibilite fazer mais sapatos em menos tempo, com maior qualidade. Eu terei um conhecimento a que ele não terá acesso, e na minha técnica, serei, apesar da minha pouca idade, mais experiente que ele. O que quero dizer com isto é que ninguém é mais experiente em tudo, porque não aprendeu tudo, não viveu tudo. Sempre pode ter alguém que tenha um conhecimento original, diferente, que as outras pessoas nunca aprenderam antes. E se é inédito, se é diferente, é algo que o oponente não sabe, não domina, mas que eu domino, então é uma arma! E que arma poderosa ela é ! Fica nas minhas mãos transformar este conhecimento diferente, recessivo, em dominante. E quando for dominante, serei eu, não ele, quem estará no poder !
-Desculpe, 133144, mas caíste em contradição novamente,por que fazer você chegar ao poder é exatamente o que o Cidadão Zero quer !
-E eu não quero ,100169 !
-Mas se queres conscientizar as pessoas, não queres acaso dominá-las? Não fostes tu, por acaso que falastes em conhecimento dominante?

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário