terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Presídio -Episódio 30



-Não, eu não quero dominar as pessoas, não quero dominar, nem ser Diretor! Você entendeu tudo errado!
Foi então que percebi que 500800 tinha chegado, para se juntar à nossa conversa.
-Quer dizer que entender é concordar com você e não entender é discordar ou criticá-lo?
Disse 500800 de pé, defronte a 133144, que, como eu , permanecia sentado no banco da praça.
-Claro que não, anjo, nada disto...
-Então nos explique isto de conhecimento dominante! Dominante em que sentido?
-Não, não é no sentido ditatorial, como você está pensando, meu bem. Eu não quero fazer um levante, uma revolta, no sentido revolucionário. Bom, até se poderia dizer uma revolução num certo sentido, mas não no clássico. Quero inspirar, libertar as pessoas, não ditando a elas o que devem pensar, mas tirando suas limitações delas, para que possam pensar por si próprias, ter livre arbítrio e opiniões próprias. Liberdade esta, inclusive, de discordar de mim e me criticar. Se fizerem isto, vão estar provando que tiraram seus tapa olhos e adquiriram uma visão mais ampla, aberta. E eu gostaria de ver todas elas frequentando a Biblioteca!
-Muito bem, mas o que Conhecimento Dominante tem a ver com isto?
-Eu me referia ao Diretor, não a nós, prisioneiros. Um conhecimento Dominante, no sentido que eu quis dizer, é no sentido da genética. Lembra dos livros de genética, amor?
-Ah, então queres que seu pensamento se propague e seja estatísticamente dominante! Mas ainda não entendi, querido, o que o Diretor tem a ver com isto, pois me parece que você está se enrolando cada vez mais em novas contradições! Pois se for estatísticamente dominante, seria em referência aos prisioneiros, não ao Diretor !
-Ela tem razão, 133144, quero ver você sair desta, parceiro !
- É que se todos tiverem visão ampla, o Diretor perde o sentido de existir.
-E aí você entra no lugar dele, é isto?
-Não, querida, não vamos mais precisar ter diretor algum...
-Então queres que o Presídio adote um regime anarquista?
-Depois sou eu que estou enrolado...
Disse 133144.
-Então explica direito, meu marido, pois ainda não entendi! Ou eu quem sou ignorante?
-Calma, calma, meu bem, não precisa ficar nervosa !Olha, eu disse que não vamos precisar de diretor nenhum mais, por que as pessoas se auto conscientizarão de sua visão mais abrangente, e espontaneamente, sem que eu , ou ninguém , tenha de fazer nada, destruirão os muros de seus próprio Presídios que elas construíram para si!
-Ah, aí , como os Presídios delas foram os tijolos que fizeram o nosso Presídio, ele cairá sozinho, sem precisar de uma revolução, nem de um líder para inflamar a multidão, e sem um Presídio, o Diretor desaparecerá junto com ele!
-E isto aí,minha querida, acertaste !E você, 100169, entendestes? Ainda achas que caí em contradição?
-Agora que você explicou, não mais.
Um outro guarda chegou e cochichou alguma coisa no ouvido de 100169, que disse logo depois:
-Você está sendo chamado novamente à Sala do Diretor !

(Por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário