quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conto Paternidade



Mais um dia amanhecia no campo de batalha.Tarkis, o velho soldado que adotara a filha do gigante, agora já´era, depois de passados varios anos,General, premiado que foi por décadas de fidelidade ao velho Império.
Em meio aos campos desolados banhados de sangue, o vento eregelado levava o cheiro da morte para o acampamento militar gigantesco.
Nimitris agora já era moça feita, aprendera as artes da espada e das armas com seu pai adotivo, já que desde muito cedo ela revelou um talento incrível para a luta.Era muito temida pelos soldados,que conheciam bem seu temperamento agressivo e forte,e suas explosões de fúria repentinas.Crescera forte, mais alta que o pai, provida de corpo forte e longilineo, musculoso, mas bem definido, com seios fartos  e quadris atraentes.
Seus belos cabelos negros, muito longos, esvoaçavam ao vento, e seus olhos de um azul muito intenso brilhavam ao sol da manha.
Foi quando um soldado a chamou, dizendo que seu velho pai procurava por ela.Ela foi correndo ate´ele.
-Minha filha, vem ca, chegue mais perto...
-Sim, Pai, pode falar.
-Voce sabe bem que eu a adotei quando você era bebe, e seu pai foi um homem admirável, que lutou bravamente por seus ideais, não e´, filha?
-Voce já me contou esta estória tantas vezes, não agüento mais ouvir!
-Pois não precisara mais ouvi-la, filha, estou indo embora...
-Como esta indo embora? Que historia e´esta?Indo embora para onde?
-Para o campo de batalha celeste, minha filha, encontrar seu pai, seu verdadeiro pai, e sua mãe também...
As lagrimas brotaram do rosto de Nimitris, que tentava esconde-las a todo custo.
-Nem me fale uma coisa destas...por favor...
-Voce notou que ontem, no final da batalha, eu não fui dar-lhe um beijo de boa noite em sua testa, como sempre faço?Voce não me viu, depois que vencemos a batalha contra os Revoltosos.
-E´verdade, agora que você tocou no assunto, realmente...
-E´porque ontem eu recebi um golpe de espada terrível, querida.Passei a noite com febre, e ainda sangro, não irei viver muito, os médicos já perderam as esperanças...
-Oh, não, pelo Imperador! Você tem que viver! Quem foi o desgraçado, eu mato ele!Vou ligar no comunicador e pedir uma nave para leva-lo para o Hospital Militar de Suburbia!
-Voce e´mesmo filha do seu pai, ele teria realmente muito orgulho de você, como eu mesmo tenho! E de pensar que você poderia ter morrido naquele dia...
-Voce precisa de assistência, pai, aqui ninguem pode fazer nada!
-Esqueça, filha, deixe seu velho pai adotivo ter o pouco que sobrou de sua dignidade.E´motivo de orgulho para um soldado morrer no campo de batalha.Depois, não daria tempo, os médicos já me disseram que não tenho mais de meio dia de vida.Quero lhe pedir algo muito especial, querida, um ultimo desejo, que eu quero que você cumpra, uma ordem expressa ‘a qual você jamais poderá desobedecer.
Nimitris agora fazia um esforço hercúleo para tentar conter o choro, e pegou na mão dele.
-Voce já ficou conhecida como a filha do fogo, já cobriu-se de glorias no campo de batalha, e´a melhor soldado que o Império já teve,mas agora, querida, o Imperador esta absolutamente insano em toda a sua crueldade, e não quero mais que ele vença os Revoltosos, pois hoje, depois de tamanho massacre, vejo que os Revoltosos tem razão em sua luta.Seu pai verdadeiro era um revoltoso, e você deve honra-lo. Quero que me prometa que ira desertar e se tornar uma revoltosa. Ensine a eles como nosso exercito funciona, você sabe bem que não somos perfeitos, e onde estão nossas imperfeições.Destrua e derrote o Império, filha, va´e vença, você e´capaz!
O espanto estava estampado no rosto dela. Ele estava pedindo para trair tudo em que ela acreditava.
-Pai, se eu derrotar o Império, estarei derrotando a você, e ‘a sua memória...derrotando a tudo em que o senhor me fez acreditar todos estes anos...
-Não, minha filha. Quando a adotei, eu estava, através do meu gesto, aceitando minha própria derrota e  de meus próprios princípios.Naquele dia, o qual nunca mais esqueci, foi que eu realmente aprendi o que e´ser pai.A Paternidade e´algo sagrado, querida, e muito precioso, que envolve muitos sentimentos.E ao ver a luta desesperada daquele pai por uma filha que ainda nem tinha nascido,eu pude entender a profundidade do sentimento de ser pai, e quis te-lo também.Minha ultima lição para você, querida, vai ser te ensinar o que e´ser um Pai.Um dia você sera´mae, e terá um marido, que será pai,epara poder entende-lo, você precisara entender o que significara para ele ser um pai.Pois ser mãe e´algo mais intimo, seu filho se desenvolvera  e crescera em seu ventre,e bebera do seu leite, e´um contato muito mais intimo, que so´as mães tem, e  por esta mesma privação de ligação de laços tão íntimos como novo ser que esta nascendo, o Pai precisa desenvolver um outro tipo diferente de laço para com seu filho,pois ambos estão inteligados so´pelos sentimentos do coração.Nao e´so´questao do sustento e da educação.Nao. Ele precisa sentir que o filho também veio dele, e´sua descendência, sua continuidade, sua eternização.Três palavras: Consciência, Responsabilidade,Orgulho.Quando vem a noticia de que o filho já esta sendo gerado, O Pai sente a Responsabilidade.Quando o filho nasce, a consciência de que uma nova vida que ele ajudou  a criar, e´real,faz nascer nele a consciência não apenas da responsabilidade envolvida, mas a consciência de sua própria sucessão, de sua própria eternização, perpetuação, aliviando seu sofrimento em saber que ele não e´eterno e um dia se esvaíra,e seu ego inflado pela prova pública de sua masculinidade, e pelo seu próprio feito, de ter conseguido participar e ajudar a gerar uma nova vida,fará nascer nele um Orgulho profundo, que o engrandecera como pessoa humana.E este orgulho gerara um tipo muito especial de amor, o orgulho de ver aquele ser tão pequenino crescer e se desenvolver, e de ver nele algumas características dele, em que ele se sentira espelhado no filho. E´como se a gente pudesse ver a si mesmo quando criança e voltar no tempo, para tentar corrigir os erros do nosso próprio passado.
O Poder envolvido em se ser pai e´muito grande, e a consciência deste poder, como de todo poder, pode corromper e levar a alguns abusos.Mas todas as pessoas tem suas próprias fraquezas e sua própria historia, como suas próprias qualidades, e sóconsegue agir dentro de suas próprias limitações.
E´nestas horas que o filho ensina ao Pai, pois o filho sempre tornara o pai consciente de suas limitações.Esta consciência é terrivel, pois  a vontade de acertar, a ansiosidade da responsabilidade que vem com a autoridade,oprimem a razão paterna, e o sentimento de frustração que vem da
Impotência diante dos fatos e da realidade muitas vezes que lhe cerca, o medo de errar,tudo isto revela ao pai a dor de viver, e o peso dos desígnios da paternidade,uma tortura tonitruante que o pai carregara Por muito e muito tempo.Mas e´justamente esta dor, este sofrimento, estas duvidas, estes medos, esta frustração,esta ansiosidade,que reforçam e dignificam os laços entre pai e filho, pois quando o pai vê o filho crescido,forte, preparado e enfrentando bravamente a vida,e´o orgulho que renasce mais forte ainda, e a lembrança de tudo pelo que ele passou, de todos estes sentimentos que o torturaram tanto,a consciência de que apesar de todos os erros, as limitações e defeitos, ele conseguiu, conseguiu finalmente preparar o filho para vida, cumpriu seu papel,sua responsabilidade,traz ainda mais orgulho, não so´de si mesmo, como do filho, e´a hora  sagrada em que o pai sente uma vontade grandiosa de ser o filho, de se ver nele,em que sente a gratidão que aquela criança que um dia ele foi lhe tem agora , por sentir que corrigiu os erros do seu próprio passado, e se redimiu perante si mesmo, e a alegria então e´incontida e irrefreável.
Acima de tudo, filha, o Orgulho e´o que alimenta de amor o relacionamento da Paternidade.E´uma eterna superação, e os filhos sempre devem superar os pais.Pois  e´na superação de seus feitos por seus filhos que o pai se sente vencedor.E posso agora ir embora feliz, querida filha, pois eu não poderia estar mais orgulhoso de você, nem eu, nem seu verdadeiro pai...

FIM

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário