domingo, 10 de agosto de 2014

CONTO: Tudo é Impossível até ser tentado ! PARTE 1



Tudo  é impossível até que seja tentado!
             


" E eis que  toda a luz

Subitamente

Se fez,

No dia em que despertei,

Para nunca mais querer acordar!"



São muitas as memórias desde aquele dia memorável em que meu filho nasceu...
Minha mulher,com contrações e dores muito antes do tempo previsto,já estava na  sala de cirurgia, e eu estava,ah,sim, eu estava tão nervoso, agitado, eram tantos planos, preocupações,inseguranças...
Quando finalmente fui chamado e entrei naquele quarto eu nem pensei em quanto eu tinha imaginado meu filho cheiinho, saudável,forte,grande...
Mas o que fui encontrar não era nada do que eu imaginara, minha esposa estava sozinha e chorava.
Imediatamente uma onda gélida percorreu minha espinha-  dúvida perversa- será que eu tinha perdido meu filho?
O médico logo entrou enquanto eu segurava as mãos de minha mulher,preparando-me para o pior como podia,e ele disse:
-Senhor Aston ,antes que me pergunte, sim, seu filho está vivo!Ele nasceu de sete meses e meio,prematuro, portanto, muito pequeno, fraco,e espera pelo senhor e sua senhora na incubadeira.Ele terá de ficar lá por algumas semanas até que ganhe peso suficiente e imunidade.
Naquela madrugada, só os Céus sabem o que me passou pela cabeça e pelo coração!Meu suspiro de alívio foi entrecortado sofridamente por um fio navalhino de uma pequena decepção,ao me lembrar de meus sonhos,mas a alegria de saber que ele vivia,superava isto em muito.Ao mesmo uma preocupação e uma ansiedade intensa me agitavam por dentro quando a ficha caiu-meu filho lutava para viver!
Naquela madrugada mágica beijei minha esposa e só consegui dizer:
-Querida, vai dar tudo certo,você vai ver !
Indescritível foi o momento em que o vi na incubadora,agitando bracinhos e perninhas, tão pequeno e delicado, mas ao mesmo tempo,o olhar dele para mim me passou uma mensagem que tocou o coração: uma sensação de fortaleza, garra, gana,de uma intensa e imensa força de vontade, vontade de viver,uma obstinação pela vida , que  me emocionou!
É como se aqueles olhinhos tão pequenos me dissessem:-Eu vou viver !
O tempo passou e ele se chamava Caius.
Quando já faltava pouco para ele deixar a incubadeira,ele ficou seriamente doente,quase enlouquecendo os médicos,numa madrugada crítica em que o tempo todo fiquei tão perto dele quanto podia,e não dormi,mas quando o dia seguinte nasceu, ele estava vivo e misteriosamente recuperado, deixando todos atônitos.Mas este tempo todo seus olhos nunca  se fecharam e aquele olhar era sempre o mesmo, por pior que ele estivesse, ele parecia querer me despreocupar,e nunca perdi as esperanças nele.
Novamente a roda do tempo gira e ele foi crescendo e engordando aos pouquinhos.Quando ele tinha dois anos seu olhar era distante e perdido e parecia não sustentar os olhares das pessoas.Mas finalmente eu e minha esposa percebemos que ele não falava e ainda engatinhava, e começamos a procurar especialistas, numa romaria sem fim.
Muitos exames foram feitos em Caius, e todos me diziam  que ele tinha um sério atraso mental e neuromotor.
Ele seguia sua vidinha para o terceiro ano de vida isolado, e só brincava consigo mesmo, e eu sonhava com o dia em que Caius me chamaria de "Papai" pela primeira vez.Desesperadamente eu tentava ensiná-lo a falar, mesmo depois que minha esposa perdeu a paciência e desistiu,completamente frustrada,se lamentando que só ela tinha um filho assim e colocando a culpa em mim.
Mas eu continuava insistindo e o tempo passava.
Eu tentava brincar com ele, e ele se irritava,e só aos quatro anos conseguiu finalmente caminhar, ainda que arrastando os pés.Lembro-me de ter ficado tão feliz com aquela conquista dele, e tinha sido quando menos se esperava,e rápidamente ele adquiriu um maior controle no andar.
Seus sucessos, depois de anos de fisioterapia e treinos insistentes meus com ele em casa acabaram frutificando finalmente.
Um dia também ele falou, e quando começou, não parou mais.Porém, a tão esperada palavra "Papai" não saía da boca dele.
Foi nesta época que nasceu Rudolph,o filho do meio, e nasceu forte e grande, e dividir a atenção para com os dois nunca foi fácil.Mas Caius pouco interagia com Rudolph, depois que este cresceu.
E finalmente, meu primogênito chegou aos nove anos.E é exatamente aqui que realmente começa nossa história.
Caius era um garoto fechado em si mesmo, e parecia passar dia e noite sonhando encerrado num mundo de fantasia,e se agitava muito quando alguém tentava chamar a atenção dele.
Novamente recorremos , eu e Jennie ,minha esposa, aos terapeutas, psicólogos e psiquiatras desta vez, e um após o outro o diagnóstico era o mesmo :algum tipo de autismo.Eles recomendavam milhões de terapias ,remédios e quando eu perguntava se ele ia poder ser um dia um homem  sociável e produtivo, eles ,com olhar condenscendente, diziam que era para desistir, ele seria sempre daquele jeito e o atraso mental era permanente.
Mas assim como meu filho mostrou para mim em seu olhar que não era para perder as esperanças e lutar com ele,eu também nunca desisti dele.
Eu tentava com todo o empenho e esforço alcançá-lo e entrar em contato com ele, e quando ele começou a ficar nervoso, agitado, constantemente mal humorado, eu percebi que ele sofria, e com ele eu sofria também, especialmente por ter doloridamente que encarar minha impotência diante dele, que continuava absorto em si mesmo,e  eu o sentia cada vez mais distante de mim e chorava...
Mas aquele olhar perdido parecia ter a mesma expressão de quando ele nasceu e me dava forças para continuar por ele, mesmo todos à volta tentando me dizendo para esquecer, deixar para lá, que o caso era perdido,quando um amigo meu , que era médico, me disse:
-Esqueça, é impossível!
Eu respondi:
-Tudo é impossível até que tenha sido tentado!
E continuei tentando e insistindo dolorosamente no que parecia ser um mar de espinhos e dores de não conseguir me aproximar de meu filho.
No entanto Caius, do jeito dele, parecia tão feliz!
Mas não para sempre: um dia ele começou a bater em si mesmo, berrar e espernear sem parar, e fiquei desesperado, e tentava acalmá-lo sem sucesso.
Foi quando diante dele, ajoelhado, coloquei as mãos no rosto de comecei a chorar.Procurava dentro de mim desesperadamente uma maneira de ajudar aquele menino, o meu menino querido, que tanto significava para mim, estava diante de mim sofrendo e eu nada podia fazer, e precisava de uma esperança, por menor que fosse!
Minhas lágrimas corriam para fora das mãos por entre os dedos, quando senti uma mão acariciar meus cabelos...era Caius, e o sorriso que ele deu para mim, aquele olhar também,eu nunca, nunca mais vou esquecer!
Eu o abracei com força, e um lágrima caiu de um dos olhos dele, e outra.
Naquela noite inesquecível, em que um milagre parecia ter acontecido minhas forças e esperanças se renovaram e no dia seguinte continuei tentando, mas para meu desespêro, ele parecia ter regredido novamente,o que me levou a engolir em sêco e me perguntar se tinham sido apenas falsas esperanças.
Numa certa noite, porém,eu o observava, atento a todos os detalhes,quando ele finalmente adormeceu no cantinho da sala que ele gostava.
Eu o abracei por trás e fiquei pensando  no que será que ele imaginava, qual seria seu mundo, e fui lembrando do meu passado com ele.
Ele se virou para mim e começou a se arrastar no chão como se fizesse um círculo.Depois encostei minha cabeça na dele e ficamos parecendo os ponteiros de um relógio vivo.Começamos a brincar de relógio, e nos arrastávamos como se eu fosse o ponteiro das horas e ele o dos minutos.
Ficamos assim por horas até ele cair no sono.
Ele dormiu com as mãos segurando meu rosto,e então comecei a sonhar -ou teria sido real?
Tudo ali era nebuloso, e vi Caius ao longe, em pé, com as mãos nos bolsos das calças.Uma forte e brilhante luz se viu ao longe  e ele correu para lá, e eu corri atrás dele.
Repentinamente, ele estacou, bem na entrada.Dali por diante parecia existiu algo parecido com um céu , sem um chão, e nada parecia fazer sentido.Ele deu a mão dele para mim, sem nada dizer, e fez um gesto com a cabeça querendo dizer que iria saltar e que era para eu fazer a mesma coisa.O olhar dele era extremamente confiante, então, com ele saltei naquele desconhecido.Quando dei por mim nós flutuávamos e ele abriu os braços e começou a voar! ...

(por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário