sábado, 27 de setembro de 2014

Minissérie Projeto Iguanodon-Episódio 3



Em seguida, todos entraram no prédio.Ele não era muito alto, com seis andares acima do solo e dois subterrâneos, mas era gigantesco horizontalmente: um quilômetro  de comprimento por um quilômetro de largura, perfeitamente quadrado.
A ala residencial, que ocupava os dois últimos andares, dispunha de apartamentos de mil metros quadrados para os Chefes de  Equipes/Departamentos, quinhentos metros quadrados para os  demais cientistas e duzentos metros quadrados para os funcionários.
A ala residencial ainda tinha em seu centro um verdadeiro shopping, com lojas, restaurantes, bares, sorveterias,cinemas,salões de festa,  academias de ginástica e demais instalações de lazer, sem falar em supermercados, farmácias e demais facilidades.
No principal salão de festas, o evento prosseguiu pela noite adentro, e no dia seguinte, todos vestiram seus jalecos, logo pela manhã , para iniciar os trabalhos,todos muito animados, com a abundância de recursos e salários exorbitantes já no bolso, pois, como Furs gostava de dizer,ele gostava de pagar adiantado.
Mas o que começou muito bem, com muita alegria, disposição e entusiasmo, logo se revelou um desafio muito maior do que todos esperavam, e foi um certo balde de água fria nos planos dos Chefes de Departamento.Especialmente para Rudyard Exp,Rick Lankers e Emil Furs.
Naquela manhã de Outubro, apenas um mês depois de as pesquisas iniciadas, Furs e Exp estavam no terraço panorâmico no telhado do prédio da Fundação, quando Lankers chegou,de mãos dadas com sua filha, agora com seis anos.Ao ver os colegas reunidos,ele disse:
-Filha, olha, papai vai ter de ter uma conversa séria  e chata com os amigos dele agora, então vamos fazer o seguinte:vamos pedir para a senhorita  Safrine levar você na escolinha, que daqui há pouco vão começar suas aulas,ok?
-Papai, eu não gosto da Safrine, ela tem cara de brava !Eu tenho medo dela !
-Não precisa ter medo, filha.Ela é guarda do Titio Emil, só isto.Pode ficar tranquila que ela é de confiança.Lá na escolinha tem um montão de outras crianças para você brincar!
-Tudo bem, papai !
Lankers fez sinal para Safrine se aproximar, e logo ela levava a menina pela mão para a escolinha.
-Dr. Lankers !Bom dia ! Venha, estávamos justamente precisando falar com você !
-Pois não, Dr. Exp!O que aconteceu?
-Bom, esta é apenas uma reunião informal, Lankers.Ocorre que estamos tendo muito mais dificuldade que esperávamos com a retro engenharia genética.
-É ,mesmo, Chefe?Mas quando o senhor me explicou, ainda na Universidade, parecia tão simples...
-Mas não é nada simples,Lankers!O Rud vai te explicar.Aliás, como aqui é uma reunião informal, podemos nos tratar pelos apelidos.
-Ocorre, Rick, que os dinossauros tinham duas linhagens de descendentes modernos: aves e répteis.O problema começa aí: retrocedendo na linhagem das aves, chegamos aos dinossauros celurossauros, ou seja, os raptores, e retrocedendo destes, o rastro se perde.O Iguanodon, que queremos recriar,é, como sabe, um ornitópode,só que ele não tem aves como descendentes.Na verdade, ele não deixou descendentes.Tentamos a linhagem dos répteis, especialmente a dos crocodilianos,mas por mais que retrocedamos, não vai dar em nenhum dinossauro.
-Vocês já tentaram a linhagem dos Tatuaras,Rud?
-Não.Espere, eu já entendi onde você quer chegar, na linhagem dos sinapsídios, que vai dar nos primeiros répteis, do Período Siluriano, não é isto?Mas os Crocodilianos também são sinapsídios...
-Sim, Rud, é verdade, mas o que você está esquecendo é de descer pelo outro ramos do sinapsídios, aquele que vai dar  nos tecodontes .
-Bom, podemos tentar, vamos diversificar os caminhos na árvore filogênica!
-Muito bom, Rick! Novas esperanças a caminho ! Então, vamos trabalhar !
Disse Emil Furs, antes preocupado e agora animado.
Mas novamente as coisas não seriam tão simples.Centenas de tentativas e erros depois,parecia que nenhum caminho conduzia aos dinossauros ortisíquios!
Centenas e centenas de embriões retroagidos tiveram de ser descartados e nenhum parecia com nada que fosse um dinossauro.Já era 2028, e quase um ano se passara sem sucesso, até que , depois de mais centenas e centenas de tentativas e erros , por diversos caminhos de retro evolução,um dos embriões começou a se desenvolver num caminho que lembrava um dinossauro.
Só que não parecia um dinossauro de verdade, e quando se constataram que os dentes pareciam os de um carnívoro, tiveram de parar seu desenvolvimento e sacrificá-lo no processo.
Estavam no caminho correto para um dinossauro, mas não da espécie e gênero que queriam.Guardaram as informações para o futuro e prosseguiram na pesquisa.
Enquanto isto, a equipe da Dra.Sandra ia de vento em popa, com um sucesso atrás de outro, e as plantas mesozoicas recriadas genéticamente começaram a germinar na Floresta dos Dinossauros.

(por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário