terça-feira, 30 de setembro de 2014

Minissérie: Projeto Iguanodon- Episódio 6




O espanto se devia ao fato de que o cérebro de Iggy não ser muito maior do que o de um papagaio, e não muito mais desenvolvido, então, como poderia ele ser tão inteligente a ponto de ter um comportamento imitativo, e ser capaz de aprender tão rápido?
Fizeram inúmeros testes de inteligência, comparando-o com papagaios, e ele superou as aves largamente , especialmente na velocidade do aprendizado!
O que um papagaio levava centenas de tentativas para aprender e memorizar, o pequeno jovem Iguanodon aprendia e memorizava em uma dúzia ou pouco mais de tentativas, era absolutamente espantoso !
Claro, ele não tinha a habilidade de “falar” como um papagaio tem, mas fora isto, especialmente em se localizar em labirintos ou colocar e tirar, encaixar objetos ele se saía muitíssimo bem, utilizando inclusive as “mãos”, ou seja, as patas dianteiras, para isto.
Sua memória era fantástica, tanto que ao se confrontá-lo com a figura de um poodle, ele assumia uma postura agressiva na hora!
Claro que ele não se comparava a um chimpanzé, mas as experiências mostraram que sua inteligência superava a das aves e se aproximava à dos ratos de laboratório.Ou seja, um nível intermediário entre aves e mamíferos, aproximando-se dos segundos.
Finalmente  Furs decidiu mostrar Iggy para a mídia, e convocou a imprensa mundial, e o assombro foi planetário!
As ações da Corporação Furs dispararam na bolsa, e a comunidade científica , após atestar a veracidade de Iggy,aplaudiu, e naquele ano o Dr.Rudyard Exp ganhou seu tão sonhado Prêmio Nobel!
Houve uma grande festa na Fundação, e poucos meses depois nascia o segundo dinossauro recriado: Um pequeno brontossauro, saído do ovo com trinta centímetros de comprimento.
Para evitar riscos, ele foi isolado de Iggy até que atingisse um comprimento razoável.Porém se a taxa de crescimento do pequeno iguanodon era espantosa, a do brontossauro, chamado pela equipe de Brutus,era mais que o dobro !Em poucos meses os trinta centímetros iniciais se transformaram em três metros e meio de comprimento por um de altura nos ombros, sendo que com a cabeça levantada pelo pescoço comprido ele chegava a quase um metro e meio de altura.
Assim, ao atingir este tamanho, e vendo que ele já não mais cabia no laboratório, decidiram deixá-lo no quintal com Iggy, e construíram outra caverna artificial, bem maior que a de Iggy, para  Brutus.
O primeiro encontro de Iggy com Brutus foi algo de estranho, afinal, nenhuma das duas espécies se conheceram nem conviveram na época dos dinossauros, haja visto que Brontossauros eram bem mais antigos que iguanodons.
Quanto ao comportamento, Brutus era muito menos inteligente que Iggy, como aliás, já era esperado.Mas era muito mais voraz.Era muito manso, mas muito mal humorado,sendo incapaz de expressar alegria ou se apegar à alguma pessoa.Isto reforçava a hipótese dos cientistas de que os Brontossauros na época deles eram abandonados ao nascer, tendo que se virar sozinhos,sem laços de parentesco.Ele também era muito assustadiço, e quando assustado, fazia uma espécie de balido estranho e empinava nas patas traseiras, ou ainda balançava a cauda se acuado, podendo chicotear quem chegasse perto.Mas normalmente seu comportamento mais comum era tentar fugir ou se esconder.
No primeiro contato com Iggy, Brutus tento fugir, mas o iguanodon era bem mais veloz e ágil,e depois de levar algumas chicotadas, Iggy aprendeu a não provocá-lo mais.Passaram a se ignorar mútuamente e se evitavam.
Iggy agora já estava do tamanho de um carro pequeno, com mais de quatro metros de comprimento, e ,para a tristeza da já adolescente Cristine, estava proibido de ficar dentro do prédio da Fundação.As alegres correrias pelos corredores e laboratórios dos dois agora passariam a ser coisa do passado.
Também os passeios na coleira com corrente, pois Iggy era agora mais forte que  um touro, e arrastaria a menina atrás de si fácilmente.
Porém rápidamente Brutus ultrapassou o tamanho de Iggy, e com o tempo ficou grande demais para o terreno da Fundação e ,contrariando os planos originais dos cientistas, foi o primeiro dinossauro a habitar a Floresta dos Dinossauros.
O grande problema de Iggy, entretanto, era de que ele continuava com a mania de seguir a menina onde ela fosse, e quando ela embarcava na Mercedes Classe C do pai para ir para a escola,Iggy queria segui-los de qualquer maneira, dando bastante trabalho.
Estava claro que o iguanodon tinha lá suas emoções, especialmente em relação com a menina,e que, embora fosse muito inteligente, só aprendia o que queria e o que lhe interessasse.
Por isto a trabalheira para ensiná-lo a não entrar mais dentro do prédio, e se abrigar na caverna artificial construída para ele nos fundos do terreno da Fundação quando das tempestades foi enorme!
E também demorou porque Cristine, mesmo sabendo do tamanho de seu “animal de estimação”, insistia em colocá-lo para dentro secretamente.
Iggy já não cabia mais na banheira, mas amava dançar ao lado de sua “dona”.Entretanto ele estava ficando muito pesado e forte,e já não era mais tão ágil como antes.
Um dia Cristine resolveu dançar com ele no apartamento, e batia os pés com força no chão, como um bate estaca, já que escutava rock.
Iggy começou a imitá-la, mas ele já estava tão forte e seu peso era tão grande que o concreto do piso começou a rachar e afundar, e dali há pouco cedeu:em meio à uma montanha de  entulho, os dois foram parar no apartamento do andar de baixo !
Aquilo deixou Rick furioso, e ao sentir a raiva dele, Iggy disparou pelo prédio, descendo pelas escadas e deformando os degraus, quebrando tudo à sua volta e atropelando todos no seu caminho !
Cristine foi encontrar o dinossauro deprimido, encolhido num canto de sua caverna artificial e foi necessário muito carinho para  que ele voltasse a ficar alegre.
Conversando com o Dr. Ettore Manzaroti, Lankers decidiu que era hora de apressar o projeto da fêmea Iguanodon.
Este, por causa do sucesso recente do Projeto Brontossauro,estava sendo conduzido devagar.O problema é que não adiantava muito recriar uma fêmea ainda filhote, com Iggy já tão desenvolvido!

(por continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário